Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Ensino > Biblioteca > Acervo e utilização
conteúdo

Acervo e utilização

por Jhonathan Pino publicado 14/06/2022 10h54, última modificação 14/06/2022 12h41

O acesso ao espaço físico e acervo é permitido a toda a comunidade interna (Servidores, discentes, terceirizados e estagiários) e comunidade externa (usuários sem vínculo institucional), a este determinado público, são disponibilizadas o espaço local para pesquisa e estudo, não permitindo o serviço de empréstimo.

O gerenciamento dos recursos informacionais é realizado pelo SIGAA – Módulo Biblioteca, a partir do qual é possível consultar obras de todas as bibliotecas que pertencem ao Instituto Federal de Alagoas. Sendo facultado o empréstimo para o usuário apenas em seu respectivo Campus.

O cadastramento do usuário é realizado através do SIGAA – Módulo Biblioteca. Para tal, faz-se necessário o cadastro de uma senha específica para a Biblioteca. Esta senha é de uso único, exclusivo e intransferível.

O usuário deverá manter seu E-mail atualizado no sistema SIGAA. Através dele receberá seus comprovantes de empréstimo, renovação, devolução e reserva. Do mesmo modo, é o canal de comunicação entre a Biblioteca e os usuários.

A biblioteca, por meio do site do IFAL, oferece, também, acesso aos periódicos eletrônicos da CAPES e acesso à Biblioteca Virtual Minha Biblioteca.

Possui computadores para pesquisa, rede Wi-Fi, mesas para estudo em grupo e cabines para estudo individual.

 

Regras para empréstimos

Os empréstimos domiciliares obedecem as seguintes quantidades/prazos, não sendo permitido o empréstimo de dois exemplares da mesma obra, com exceção para os volumados.

  1. Alunos do ensino médio integrado, técnico subsequente, servidores cedidos, servidores terceirizados e estagiários: 4 (quatro) livros / 7 (sete) dias;

  2. Alunos de graduação e pós-graduação: 6 (seis) livros / 15 (quinze) dias;

  3. Servidores efetivos e substitutos: 6 (seis) livros / 20 (vinte) dias.

Importante: usuários em atraso quando da devolução da(s) obra(s) ficam impossibilitados de novo empréstimo pelo mesmo tempo de atraso de entrega. Apenas são passíveis de reserva, obras cujos todos exemplares estejam indisponíveis. A biblioteca disponibiliza 1 (um) exemplar de cada título, apenas para consulta local. Caso a obra esteja reservada, não poderá ser feito a renovação. A biblioteca não se responsabilizará por empréstimo de livros entre usuários. Caso o livro sofra algum dano ou extravio, o responsável será o usuário que realizou o empréstimo.