Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal garante apoio da Presidência do Incra para regularização da área do Campus Maragogi
conteúdo

Notícias

Ifal garante apoio da Presidência do Incra para regularização da área do Campus Maragogi

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 17/03/2023 11h29, última modificação: 17/03/2023 15h09

Alimentação escolar e a regularização da doação do terreno onde está instalado o Campus Maragogi foram tema de reuniões realizadas, nesta quinta-feira (16/03), entre representantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o senador por Alagoas Rodrigo Cunha e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Aldrighi. Ao longo desta semana, uma comitiva de gestores do Ifal participou de uma série de encontros e reuniões com representantes da bancada parlamentar de Alagoas e do Governo Federal, com o objetivo de conseguir apoio e recursos para o fortalecimento das ações desenvolvidas nos diversos campi do Instituto.

O primeiro encontro de trabalho desta quinta (16) foi com a Presidência do Icra. Na oportunidade, a comitiva do Ifal apresentou os desafios e problemas enfrentados pelo Campus Maragogi relacionados à não regularização de toda a área onde funciona a unidade. A representação do Ifal solicitou do presidente César Aldrighi apoio institucional para que a situação seja resolvida em definitivo. 

Participaram da reunião o reitor Carlos Guedes, a diretora-geral do Campus Maragogi, Sandra Maria Patriota Ferraz, o diretor-geral do Campus Santana do Ipanema, Gilberto Neto, a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar, Lidiane de Almeida. O deputado federal Paulão do PT também participou do encontro, em apoio às demandas apresentadas pelo Ifal.

“Os institutos federais cumprem um papel central para o desenvolvimento, especialmente para as comunidades rurais e assentamentos. O Ifal está instalado, no Campus Maragogi, dentro de um assentamento e cumpre um papel essencial para o desenvolvimento da região”, destacou o presidente do Incra, César Aldrighi.

“Dessa forma, estamos apoiando o pedido do Ifal e vamos tramitar o processo internamente no Incra, para dar uma devolutiva registrando a importância de discutirmos um processo de formação regional, em que o Ifal vai cumprir um papel importante não só para Alagoas mas para todo o Nordeste”, ressaltou Aldrighi.

Alimentação Escolar 
Gestores do Ifal têm reunião com senador Rodrigo CunhaNo fim da tarde, os representantes do Ifal tiveram uma reunião com o senador Rodrigo Cunha. Na ocasião, os gestores destacaram a importância do fornecimento de alimentação escolar para os estudantes dos diversos campi do Instituto. Atualmente, apenas 9 dos 16 campi do Ifal ofertam algum tipo de alimentação escolar, mas nem todos nas condições desejadas pela comunidade acadêmica. Durante o diálogo com o parlamentar, os representantes da comitiva buscaram apoio para a garantia da alimentação escolar para os discentes do Ifal. 

Durante o encontro, também foi feita a prestação de contas de emendas parlamentares enviadas pelo senador para o desenvolvimento de projetos no Ifal. Entre as iniciativas beneficiadas por recursos oriundos de emendas de Rodrigo Cunha, destaque para os Espaços 4.0, que beneficiam centenas de jovens e adultos em 6 campi do Ifal, por meio da oferta de cursos de curta duração na área da educação tecnológica.

Ao longo desta semana, representantes do Ifal participaram de uma série de encontros e agendas com o objetivo de sensibilizar o parlamento em prol de pautas e demandas

importantes para a consolidação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e da valorização dos estudantes e servidores. 

Reitores da Rede Federal em Brasília

Os dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica cumpriram uma série de agendas no Congresso Nacional, em Brasília, ao longo desta semana. A mobilização teve como objetivo dialogar com os deputados e senadores para a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Institutos Federais (IF), além da busca de apoio na tramitação e aprovação de cinco propostas legislativas para além das questões de recuperação e ampliação do orçamento das instituições.

Os conselheiros do Conif visitaram parlamentares de diversas bancadas para dialogar sobre cinco propostas que tramitam no Congresso e vão impactar no cotidiano das instituições. O intuito do Conif é que esses textos sejam apreciados ainda nesta legislatura dada a importância para as comunidades acadêmicas da Rede Federal.

Confira aqui as propostas apresentadas à Frente Parlamentar para a valorização da Rede Federal.

Conif – O Conselho é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. O conselho reúne 41 instituições – 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II.

* Com informações da Ascom/Conif