Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitiva do Ifal é recebida por ministro da Educação e secretário de Educação Profissional e Tecnológica

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 16/03/2023 11h14, última modificação: 16/03/2023 11h31

Nesta quarta-feira (15/03), representantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram recebidos pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira, num diálogo sobre os desafios enfrentados pelo Ifal depois de anos marcados por significativa redução orçamentária. Durante a reunião, a comitiva do Ifal pôde apresentar informações institucionais, os avanços registrados nos últimos anos e as demandas no sentido de consolidar as ações do Instituto em todo o estado de Alagoas.

Participaram da comitiva o reitor, professor Carlos Guedes; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira; os diretores- gerais dos campi Santana do Ipanema, Satuba e Maragogi, Gilberto Neto, Valdemir Lino e Sandra Patriota, respectivamente; o assessor executivo Wellington Spencer; a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar, Lidiane de Almeida Pereira; e o coordenador do curso de Agroecologia do Campus Maragogi, Alexandre do Nascimento Santos. A reunião contou também com a participação do deputado federal por Alagoas, Paulão do PT.

No encontro com os gestores do MEC, os representantes do Ifal puderam apresentar informações importantes sobre a realidade do Instituto, por meio de um vídeo institucional, casos de sucesso, ações de acessibilidade, convênio com o Governo do Estado para a construção das sedes dos campi Rio Largo, Batalha e Santana do Ipanema. O reitor Carlos Guedes destacou a necessidade da liberação de novos códigos de vagas para a contratação de servidores (docentes e técnicos) via concurso público, bem como apoio para a conclusão dos campi, e, sobretudo, para a garantia da alimentação escolar em todas as unidades do Ifal.

O ministro Camilo Santana pontuou que o Governo Federal vêm fazendo esforços para a recomposição orçamentária das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e de que o MEC, por meio da Setec, está trabalhando para assegurar recursos e iniciativas voltadas aos Institutos Federais de todo o país.

A comitiva do Ifal deu ênfase à questão da alimentação escolar nos campi, política de assistência estudantil prioritária para o ano de 2023 em todo o Instituto. Atualmente, apenas 9 dos 16 campi do Ifal ofertam algum tipo de alimentação para os discentes. No entanto, além das limitações de infraestrutura e do próprio cardápio oferecido, é fundamental assegurar recursos financeiros para que todos os alunos do Ifal tenham garantido esse direito nas 16 unidades.

Agenda em Brasília

Ao longo de todo o dia, a comitiva do Ifal participou de intensa agenda de encontros e reuniões voltadas ao fortalecimento da assistência estudantil, particularmente da alimentação escolar, entre outras áreas do Instituto. Pela manhã, o reitor participou de encontro do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com outros reitores presentes em Brasília para discutir temas relacionados ao fortalecimento da Rede Federal.

Durante o dia, a comitiva do Ifal participou de reuniões estratégicas com parlamentares da Bancada Federal de Alagoas. Foram visitados os gabinete dos deputados Rafael Brito, Daniel Barbosa e Luciano Amaral. Em todas as ocasiões, os representantes do Ifal destacaram a importância da presença dos 16 campi do Instituto, distribuídos em 15 municípios de Alagoas, no sentido de ofertar educação de qualidade da Educação Básica à pós-graduação. A comitiva destacou as dificuldades de infraestrutura, funcionamento e, sobretudo, para o desenvolvimento de ações voltadas à permanência dos estudantes, num cenário marcado por limitações orçamentárias para ações de custeio e investimento.

Todos os parlamentares foram sensíveis aos temas e acenaram de forma positiva em contribuir com o Ifal, por meio do repasse de verbas de emendas parlamentares.

Alimentação escolar no Ifal

Em 2023, a alimentação escolar ganhou espaço nas discussões relacionadas à Assistência Estudantil e permanência dos estudantes do Ifal. Em fevereiro deste ano, a 54ª Reunião do Fórum de Assistência Estudantil (Forpae/Ifal), evento realizado no Campus Coruripe, teve como tema central a alimentação escolar nos diversos campi do Ifal. Na ocasião, estudantes, professores, técnicos e equipes de diversas áreas debateram o tema “Alimentação escolar em uma perspectiva multiprofissional: desafios e possibilidades”, destacando a importância de criação de uma frente ampla de trabalho para a conquista desse direito dos alunos e alunas do Instituto.

Este ano a alimentação escolar tem sido considerada pela gestão do Ifal a maior prioridade entre as ações de Assistência Estudantil. No entanto, com os cortes recorrentes no orçamento dos institutos federais de todo o país, particularmente nas áreas de investimento e custeio, gestores dos campi e da gestão máxima do Ifal têm encontrado dificuldades para garantir uma alimentação escolar de qualidade para os alunos do Instituto.