Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alimentação escolar é tema de encontros entre representantes do Ifal e bancada federal de Alagoas

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 14/03/2023 18h13, última modificação: 14/03/2023 19h44

Uma comitiva do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participa nesta semana de uma série de reuniões de trabalho com representantes da bancada federal alagoana em Brasília. Os encontros têm como objetivo a busca por apoio parlamentar para o fortalecimento das ações de Assistência Estudantil no Ifal, especialmente quanto à oferta de alimentação escolar nos diversos campi do Instituto. Também na pauta está a regularização definitiva do terreno onde foi construído o Campus Maragogi, localizado no litoral norte de Alagoas, além de algumas demandas remanescentes de infraestrutura dos campi do Instituto.

Participam da comitiva em Brasília o reitor do Ifal, professor Carlos Guedes; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira; os diretores-gerais dos campi Santana do Ipanema, Satuba e Maragogi, Gilberto Neto, Valdemir Lino e Sandra Patriota, respectivamente; o assessor executivo Wellington Spencer; a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar, Lidiane de Almeida Pereira; e o coordenador do curso de Agroecologia do Campus Maragogi, Alexandre do Nascimento Santos.

Nesta terça-feira, nos turnos da manhã e tarde, o reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, marcou presença na 120ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), onde participou de debates sobre temas como a consolidação da Rede Federal, a consulta pública sobre a Política Nacional do Ensino Médio, proposta de Câmara de Educação Profissional, Jogos da Rede Federal 2023, parcerias com o Ministério do Trabalho, entre outras temáticas de relevância para os institutos federais e demais instituições da Rede. Ao longo do dia, a convite do reitor do Ifal, os prefeitos dos municípios alagoanos de Piranhas, Tiago Freitas, e Palmeira dos Índios, Júlio Cézar, participaram de diálogos na reunião do Conif, onde destacaram a importância do Ifal para a educação e desenvolvimento dos respectivos municípios e regiões.

A comitiva do Ifal segue ao longo da semana em Brasília, onde visitará representantes da bancada federal de Alagoas a fim de garantir o repasse de verbas específicas para a Assistência Estudantil, por meio de repasses financeiros via emendas parlamentares.

Alimentação escolar no Ifal

Em 2023, a alimentação escolar ganhou espaço nas discussões relacionadas à Assistência Estudantil e permanência dos estudantes do Ifal. Em fevereiro deste ano, a 54ª Reunião do Fórum de Assistência Estudantil (Forpae/Ifal), evento realizado no Campus Coruripe, teve como tema central a alimentação escolar nos diversos campi do Ifal. Na ocasião, estudantes, professores, técnicos e equipes de diversas áreas debateram o tema “Alimentação escolar em uma perspectiva multiprofissional: desafios e possibilidades”, destacando a importância de criação de uma frente ampla de trabalho para a conquista desse direito dos alunos e alunas do Instituto.

Este ano a alimentação escolar tem sido considerada pela gestão do Ifal a maior prioridade entre as ações de Assistência Estudantil. No entanto, com os cortes recorrentes no orçamento dos institutos federais de todo o país, particularmente nas áreas de investimento e custeio, gestores dos campi e da gestão máxima do Ifal têm encontrado dificuldades para garantir uma alimentação escolar de qualidade para os alunos do Instituto.