Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal apresenta nove projetos na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
conteúdo

Notícias

Ifal apresenta nove projetos na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

Evento acontece entre 23 e 25 de setembro, com transmissão on-line

por Jhonathan Pino publicado: 20/09/2021 13h17, última modificação: 20/09/2021 13h17

A partir desta quinta-feira (23), integrantes de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estarão participando da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. Em formato híbrido, o evento é organizado pelo Ministério da Educação (MEC), que reunirá, por três dias, entidades que atuam nestas áreas para a realização o lançamento de cursos, programas e uma exposição com projetos de toda rede federal.

Entre os projetos a serem apresentados em Brasília estão o Protótipo de Smart meter com aplicações em redes de água no contexto do saneamento 4.0; o Aplicativo de monitoramento em tempo real das comunidades carentes assistidas por soluções da litro de luz; o App circula: aplicativo de conexão de empresas e seus subprodutos sob à luz da economia circular; o Sunmax: uma plataforma inteligente para posicionamento de placas fotovoltaicas poli e monocristalinas; todos os quatro do Campus Palmeira dos Índios.Protótipo de Robô Lampião, desenvolvido no Campus Maceió, visa a desinfecção de superfícies, objetos e do ar, por meio da radiação ultravioleta (UVC).jpg

Do Campus Maceió, irão ser apresentados o Projeto de obtenção e caracterização de microcápsulas contendo extrato de própolis marrom da região de União dos Palmares-Alagoas; o Rastreador solar fotovoltaico automático; Projeto de desenvolvimento de robôs e luminárias para desinfecção de superfícies, objetos e do ar, por meio da radiação ultravioleta (UVC) e o Kit de robótica para competições sumô de robôs como ferramenta motivante para o ensino de programação e eletrônica.

Fechando a lista das nove pesquisas e tecnologias levadas pelo Ifal ao evento está a Pulseira inteligente elaborada por pesquisadores do Campus Satuba.

Comitiva do Ifal

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), Eunice Palmeira, irá com uma comitiva para a apresentação presencial de seis destes projetos, os outros três serão conhecidos de forma remota, por meio de vídeos.

“Conforme levantamento realizado no período de 12 a 16 de agosto de 2021 junto às instituições da rede de ensino, foram recepcionadas mais de 100 propostas, entre projetos, pesquisas e tecnologias, que serão expostas durante os três dias de evento, pelas instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e os Sistemas Nacionais de Aprendizagem”, detalha Eunice.Protótipo da pulseira inteligente produzido no Campus Satuba será uma das tecnologias apresentadas pelo Ifal em Brasília.jpeg

Parte deles já são conhecidos pelo público local, já que foram veiculados na página do Ifal, como os quatro projetos do Campus Palmeira, financiados pela Secretaria de Educação Tecnológica e avaliados em julho passado e a pulseira inteligente, produzida no Campus Satuba, que já teve 500 unidades do protótipo financiadas pelo Edital Conif nº. 01/2020 - Enfrentamento à Covid-19. Confira a matéria!

A abertura da exposição será realizada no Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, 23, a partir das 14h. O evento pode ser acompanhado pelo Canal do MEC no Youtube.