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Ifal apresenta cartilhas de Integridade Pública para comunidade acadêmica

Documento visa manter a cultura da integridade na Instituição
publicado: 16/10/2024 09h33, última modificação: 16/10/2024 09h34

Por Laís Marques, estagiária de Jornalismo*

A Secretária de Governança, Integridade, Riscos e Controles (SGIRC), unidade responsável pela Gestão de Integridade (UGI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), disponibilizou, na última sexta-feira (11), as cartilhas eletrônicas de Integridade Pública, voltadas para fornecedores, servidores e colaboradores (terceirizados e estagiários) da instituição.

Os documentos foram elaborados com a contribuição das instâncias de integridade do Ifal (Comissão de Ética, Corregedoria, Ouvidoria, Gestão de Pessoas e Gestão de Contratos), e têm como objetivo “a adoção de medidas institucionais de prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes, atos de corrupção e desvios de conduta de servidores e  de todas as partes que se relacionam com os órgãos públicos”, explica Maria Fabíola Moraes de Assumpção Santos, coordenadora da Unidade Setorial de Gestão de Integridade,

Ao todo, estão disponíveis duas cartilhas, que, de acordo com Fabíola, tratam sobre os conceitos, os eixos temáticos e as instâncias de integridade, papel de cada instância na gestão da integridade, normas e procedimentos, condutas recomendadas e condutas vedadas para manter a cultura da integridade no órgão.

Cartilha de Integridade IfalCartilha de Integridade voltada para servidores e colaboradores

Voltada para servidores e colaboradores (terceirizados e estagiários), esta cartilha visa promover a cultura da Integridade no Ifal, no qual todos os servidores da instituição tenham comportamentos íntegros em todas as suas interações, seja com outros servidores, estudantes, terceirizados, estagiários e demais cidadãos. Além disso, objetiva-se um comportamento profissional exemplar e dentro dos limites da legalidade e da moralidade em todas as situações.

A cartilha completa pode ser acessada no endereço eletrônico 

Cartilha de Integridade do Ifal no relacionamento com fornecedores e prestadores de serviçoCartilha de Integridade do Ifal no relacionamento com fornecedores e prestadores de serviço

A seguinte cartilha tem como objetivo prevenir e remediar a ocorrência de irregularidades, fraudes, corrupção e desvios éticos. Também busca aprimorar o relacionamento comercial entre o Ifal e seus fornecedores, trazendo legitimidade, confiança e eficiência no atendimento às demandas relacionadas à aquisição de bens e materiais e na prestação de serviços.

A cartilha completa pode ser acessada através do endereço eletrônico. 

Mais informações , estão disponíveis na página Governança, Integridade, Riscos e Controle.

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista