Notícias
DGP orienta técnicos a organizar documentos para o RSC
A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recomenda que os Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) comecem a reunir e organizar a documentação para o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). Uma página com guias práticos foi criada no site institucional para orientar os servidores.
Embora o RSC ainda dependa de regulamentação, antecipar a busca pelos documentos é fundamental para garantir maior agilidade, segurança e consistência no momento em que o processo for oficialmente disponibilizado. A DGP destaca que a organização prévia facilitará a análise pela comissão competente e contribuirá para a maior qualidade formal do processo administrativo.
Que documentos reunir?
Neste primeiro momento, os servidores devem separar a documentação institucional por categorias:
- Atos de designação e portarias;
- Declarações de exercício em funções e cargos de direção;
- Certificados de cursos e capacitações;
- Registros de participação em comissões, grupos de trabalho e projetos;
- Comprovantes de participação em eventos institucionais;
- Outros documentos que comprovem a atuação funcional.
Onde buscar a documentação?
A recomendação é realizar uma busca sistemática em fontes digitais e físicas. A maioria dos registros atuais está disponível nos sistemas do Governo Federal. Acesse os sistemas:
SIPPAG: reúne documentos e portarias emitidas a partir do final de 2020. O sistema também é a fonte primária para as designações de comissões e funções atuais. Acesse aqui o guia para baixar portarias do Sippag.
Assentamento Funcional Digital (AFD): contém a pasta funcional digitalizada desde o ingresso do servidor no Ifal. Veja aqui como acessar.
SouGov.br: no portal ou aplicativo, é possível gerar automaticamente diversas declarações oficiais, como tempo de serviço, histórico funcional, dados cadastrais. Confira aqui como consultar.
Boletins de Serviço: indicado para localizar documentos e portarias anteriores a 2020 via Repositório Institucional. Confira o guia.
Acesso aos documentos por meio físico
Documentos mais antigos ou registros específicos podem estar arquivados apenas em pastas físicas no campus ou na Reitoria, dependendo da lotação do servidor. Para consultá-los, agende uma visita à Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) do campus ou à Coordenação de Cadastro e Lotação de Pessoal (CCLP), no caso de servidores lotados na Reitoria e no Campus Benedito Bentes.
O agendamento prévio por e-mail ou telefone é importante para que a pasta seja localizada e disponibilizada para manuseio.
Implementação do RSC
A DGP reforça que a efetiva implementação do RSC ainda depende de regulamentação por meio de Decreto Presidencial. Dessa forma, critérios, fluxos e demais diretrizes serão detalhados somente após a publicação da regulamentação oficial.
Valorização dos técnicos-administrativos
A DGP ressalta que o Reconhecimento de Saberes e Competências representa um marco na política de valorização profissional dos Técnicos-Administrativos em Educação do Ifal. É o reconhecimento institucional dos conhecimentos e habilidades adquiridos pelo servidor ao longo de sua trajetória. O objetivo principal é validar a excelência do trabalho realizado, permitindo que a dedicação e o aprimoramento contínuo reflitam diretamente na carreira do servidor e fortaleçam a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão em nossa instituição.
Mais informações na página da Diretoria de Gestão de Pessoas sobre o RSC.
