Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Contaminação por amianto, sequelas da Covid-19, Zika vírus e leitura de documentos de identificação no Univerciência

REDE NORDESTINA

Programa é produzido por TVs e instituições públicas de ensino superior do Nordeste
publicado: 13/06/2022 09h32, última modificação: 13/06/2022 09h32

Por Univerciência, com DCE Reitoria/IFAL

Nesta semana, o Univerciência apresenta um estudo que avalia riscos de contaminação por amianto em Bom Jesus da Serra, na Bahia. O programa também mostra pesquisas que avaliam sequelas de pacientes recuperados da Covid-19 e analisam os efeitos da infecção pelo Zika Vírus. A edição destaca ainda o desenvolvimento de um projeto de leitura de documentos de identificação.

Contaminação por amianto

Pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), criaram um projeto que avalia os reflexos de contaminação por amianto, na região de Bom Jesus da Serra. O trabalho de pesquisa avalia as condições físicas e funcionais para criar uma linha de cuidados e melhorar a rede de assistência à comunidade, contribuindo paralelamente, com as relações jurídicas e administrativas a partir dos desdobramentos dessas análises implementadas na região.

Sequelas da Covid-19

A Inspirafisio é um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuante na área cardiorrespiratória, que avalia sequelas apresentadas em pacientes recuperados da Covid-19. O grupo mensura reflexos da doença através de coleta de dados e avaliação respiratória funcional, identificando a força muscular respiratória, desempenho da função pulmonar e possíveis complicações cardiovasculares.

Efeitos do Zika vírus

Uma pesquisa científica do Instituto do Cérebro, da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN), estuda os efeitos da infecção congênita pelo Zika Vírus relacionados à forma e função cerebral de crianças com microcefalia nos últimos anos. O Univerciência vai mostrar o trabalho dos pesquisadores, que investigam o papel que o vírus exerce na relação da troca de células entre mãe e embrião, e estudam a criação de um mecanismo para inibir a proliferação viral na mãe, prevenindo assim, a ação do vírus no período da gravidez até o parto.

HORÁRIO: No canal do Youtube do IFAL, o Univerciência é exibido às segundas-feiras, às 16h.

Leitura ótica de documentos de identificação

Ainda nesta edição, o programa mostra um projeto desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE), que realiza a leitura de documentos de identificação, através de reconhecimento ótico de caracteres. Através de microssistemas de visão computacional, o Laboratório de Processamento de Imagens e Simulação Computacional (Lapisco) desenvolveu um detector de campos dos documentos para identidades brasileiras (CNH e RG), que reconhece caracteres a partir de imagens ou mapa de bits. O sistema pode auxiliar órgãos públicos e de segurança no reconhecimento automático para validar a veracidade das informações.

O Univerciência

Primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro, o Univerciência foi criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e 40 instituições públicas de ensino superior de toda a região, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

O programa pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 12 estados brasileiros, além do Canal Saúde, Canal Futura e GloboPlay, e é disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades participantes, alcançando juntos cerca de 100 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, o Univerciência conta com mais de 800 mil pessoas envolvidas na sua realização, com um alcance de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.

Assista ao novo episódio: