Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisas sobre teleatendimento pós Covid-19, hanseníase, kombucha e alimentos funcionais no Univerciência desta semana

REDE NORDESTINA

Programa é produzido por TVs e instituições públicas de ensino superior do Nordeste
publicado: 31/05/2022 18h26, última modificação: 31/05/2022 18h26

Por Univerciência, com DCE Reitoria/IFAL

O Univerciência desta semana mostra um projeto de acompanhamento de pacientes que receberam alta da Covid-19. O programa traz também um estudo de novos casos de hanseníase na população e o comportamento biorregenerativo da Kombucha no espaço. O novo episódio destaca ainda o desenvolvimento de alimentos funcionais a partir do semiárido nordestino.

Teleatendimento para Covid-19

Cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criaram um projeto de acompanhamento dos pacientes que recebem alta da Covid-19. O teleatendimento surgiu a partir da observação da demanda dessas pessoas que foram hospitalizadas e precisam de acompanhamento após a recuperação. Além de orientação, o sistema serve também para obter dados e fazer um levantamento das sequelas após a doença, contribuindo, desse modo, com mais pesquisas.

Hanseníase no Brasil

Um estudo publicado na revista The Lancet - Regional Health Americas revelou que em 2020, primeiro ano pandêmico no Brasil, a identificação de novos casos de hanseníase caiu 41,4% na população geral, se comparada com a média mensal de casos entre 2015 e 2019. No programa, os pesquisadores contam como funcionou o estudo, que envolveu pesquisadores de quatro instituições nordestinas: Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

HORÁRIO: No canal do Youtube do IFAL, o Univerciência é exibido às segundas-feiras, às 16h.

Proteína mutante da Kombucha

O laboratório de pesquisas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Campus de Jequié, em parceria com a Nasa e cientistas da Alemanha, Ucrânia e da Índia, simulou uma proteína mutante da bactéria da Kombucha, bebida fermentada feita à base de chás. O Univerciência revela o resultado deste estudo internacional, que analisou o comportamento biorregenerativo deste microrganismo no espaço, onde conseguiram se reproduzir em condições inóspitas, similares às de Marte, na estação espacial.

Alimentos funcionais do Nordeste

Pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) estão desenvolvendo uma série de alimentos funcionais a partir de ingredientes encontrados no semiárido nordestino. A pesquisa tem o propósito de agregar valor à biodiversidade do nordeste para obter produtos com qualidade sanitária e nutricional e que possam oferecer benefícios ao consumidor. Os estudiosos lembram ainda que os pequenos produtores e consumidores devem ser beneficiados com a iniciativa, que busca gerar tecnologias de elaboração de alimentos funcionais com menor custo em comparação aos que existem no mercado.

O Univerciência

Primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro, o Univerciência foi criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e 40 instituições públicas de ensino superior de toda a região, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

O programa pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 12 estados brasileiros, além do Canal Saúde, Canal Futura e GloboPlay, e é disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades participantes, alcançando juntos cerca de 100 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, o Univerciência conta com mais de 800 mil pessoas envolvidas na sua realização, com um alcance de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.

Assista ao novo episódio: