Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univerciência mostra pesquisas sobre Coronavac em idosos, jogo de Química e casa sustentável

REDE NORDESTINA

Programa é produzido por TVs e instituições públicas de ensino superior do Nordeste
publicado: 23/05/2022 16h32, última modificação: 23/05/2022 16h32

Por Univerciência, com DCE Reitoria/IFAL

Nesta semana, o Univerciência apresenta uma pesquisa sobre a resposta imunológica da Coronavac na população idosa. O programa mostra também um poste gerador autônomo para iluminação pública, e um jogo online para auxiliar na aprendizagem da classificação periódica dos elementos químicos. A edição desta semana destaca ainda o desenvolvimento de uma casa que foi transformada em laboratório a favor da natureza.

Coronavac em idosos

Segundo dados do Ministério da Saúde, os idosos representam cerca de 70% dos óbitos provocados pela covid-19 no Brasil. Com mais de 400 mil mortes desde o início da pandemia, a alta mortalidade pela infecção nessa faixa etária reforça a prioridade dada à campanha de vacinação a esse público. A partir desse contexto, pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) avaliaram a resposta imunológica da vacina Coronavac em idosos e profissionais de instituições de longa permanência do Estado de Sergipe. O estudo tinha como objetivo identificar se a vacina foi efetiva nesses indivíduos e se a produção de anticorpos era compatível com a aplicação da vacina, quando comparado com indivíduos adultos.

Poste gerador de energia

Utilizando tecnologia de baixo custo, com potencial para atender a comunidades sem iluminação pública, estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), ligados ao Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos/Sociedade de Potência e Energia, trabalham no desenvolvimento de um poste gerador autônomo de energia. O Univerciência vai mostrar como funciona o protótipo, nomeado de EEEcoluz, que utiliza tecnologia acessível composta por materiais recicláveis e de baixo custo, que torna o projeto ecologicamente sustentável. A ideia é auxiliar na iluminação de locais com baixa ou zero iluminação pública, levando energia para comunidades que não são atendidas pelas empresas distribuidoras de energia.

HORÁRIO: No canal do Youtube do IFAL, o Univerciência é exibido às segundas-feiras, às 16h.

Jogo online de Química

O software educacional Big Bang, desenvolvido por professores do Instituto Federal da Bahia (IF Baiano), campus de Vitória da Conquista, facilita o ambiente de ensino, possibilitando a fácil interação e aprendizagem dos estudantes sobre a classificação periódica dos elementos, através de dicas contextualizadas que promovem o raciocínio e o aprendizado de maneira dinâmica e lúdica. No programa, o telespectador vai conhecer como surgiu a ideia e como funciona a ferramenta que transformou esse aprendizado em uma verdadeira brincadeira.

Uma casa sustentável

Um casal de pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) transformou a própria moradia em um verdadeiro laboratório amigo da natureza. Construída em um terreno de mil metros quadrados, a edificação ecológica reúne sustentabilidade e economia, e foi pensada com o objetivo de trazer bem estar para a família, através da utilização de um sistema consciente de água e energia.

O Univerciência

Primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro, o Univerciência foi criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e 40 instituições públicas de ensino superior de toda a região, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

O programa pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 12 estados brasileiros, além do Canal Saúde, Canal Futura e GloboPlay, e é disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades participantes, alcançando juntos cerca de 100 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, o Univerciência conta com mais de 800 mil pessoas envolvidas na sua realização, com um alcance de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.

Assista ao novo episódio: