Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Setor de Saúde informa novas orientações para atendimento de alunos com sintomas gripais

Cartilha explica o que fazer no caso de aparecimento de sintomas em casa ou no Campus, inclusive para estudantes residentes
por Adriana Cirqueira publicado: 28/11/2022 12h37, última modificação: 16/10/2023 10h59

O Setor de Saúde do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba, tendo em vista o aumento dos casos de Covid-19, publicou uma cartilha com novas orientações para o atendimento às/aos estudantes com sintomas gripais.

De acordo com as orientações do setor, a/o estudante, ao apresentar os sintomas em casa, deve procurar o serviço de atendimento de saúde mais próximo da residência para testagem e comprovação da necessidade de afastamento das aulas (atestado médico). Os atestados deverão ser encaminhados para a Coordenação de Curso, Setor Médico e abertura de processo para justificativa de falta.

Quando os sintomas se apresentarem no campus, a/o estudante deverá procurar o Setor Médico do campus para que seja feita avaliação e verificada a necessidade de afastamento. Em caso de liberação das atividades acadêmicas, a/o estudante menor de 18 anos necessitará da presença dos pais/responsáveis.

As orientações descritas também servem para os estudantes residentes com sintomas gripais.

Jessica Tenório, enfermeira do Campus, ressalta que, neste momento, com aula presencial e demandas diárias de atendimentos, fica inviável o atendimento online. "É de suma importância, para concessão de atestados, ver e avaliar os discentes, já que estamos em outro cenário de pandemia e retorno das atividades presenciais", alerta a profissional.

Confira aqui a cartilha elaborada pelo Setor de Saúde em conjunto com a Coordenação de Comunicação e Eventos (CCE). Ela inclui o contato dos setores mencionados na matéria.