Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Seminário do Ifal Satuba discute cenário da cadeia láctea em Alagoas

Seminário do Ifal Satuba discute cenário da cadeia láctea em Alagoas

Evento abordou temática do ponto de vista do ramo empresarial, acadêmico e da administração pública
por Pedro Barros publicado: 29/11/2019 14h43, última modificação: 16/10/2023 10h59

Ocorreu na manhã do último sábado (23), no Auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba, o Seminário de Tecnologia em Laticínios 2019. O evento foi organizado por professores e estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Laticínios (CSTL) e trouxe seis palestrantes dos meios empresarial, acadêmico e da administração pública para discutir o cenário da cadeia láctea em Alagoas.

Na mesa de abertura, o diretor-geral do Campus, Valdemir Chaves, destacou a atuação da equipe organizadora, agradeceu aos participantes e sugeriu que esse evento faça parte das atividades acadêmicas anuais da graduação. “Esse evento tem como grande diferencial o diálogo integrador entre a academia e o setor produtivo. É preciso fortalecer esses momentos de diálogo, formação e construção de redes de contatos profissionais (network) entre os graduandos do curso superior e as empresas que atuam no setor", ressaltou.

A tecnóloga em laticínios e consultora na área de alimentos Adriana Santos ministrou a palestra "Controle de qualidade em produtos lácteos orgânicos". Silvia Mayumi e Lara Campelo, médicas veterinárias e fiscais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas, abordaram as mudanças propostas pelas Instruções Normativas 76 e 77 de 2018, que refletem na fiscalização do serviço de inspeção oficial.

"É preciso fortalecer esses momentos de diálogo, formação e construção de redes de contatos profissionais (network) entre os graduandos do curso superior e as empresas que atuam no setor"

Representando empresas alagoanas, Alberto Couto, presidente da Búfalo Bill, ministrou a palestra "Difusão dos produtos lácteos bubalinos no Estado de Alagoas"; Guilherme Amaral, sócio fundador da Tudo Bem, ministrou palestra com o tema "Produtos Zero Lactose"; e o gestor de qualidade da Ducamp Leite e Derivados, Mário Alberto, abordou a "Atuação do tecnólogo em laticínios em Alagoas".

Além das palestras, o evento contou com uma apresentação musical de Zé de Princesa do Acordeon e Trio Pé de Serra. O tradicional milk-break foi momento para saborear e trocar ideias.

Histórico

Representantes docentes e discentes da Comissão Organizadora (clique na foto do início desta matéria para ver mais).

Segundo o presidente da comissão organizadora, professor Wagner Wildey, a primeira edição do Seminário de Tecnologia em Laticínios ocorreu há aproximadamente 10 anos e, posteriormente, foi integrado à Semana Agrotecnológica. "A ideia de retomar seu formato original, como um evento exclusivamente do Curso Superior de Tecnologia em Laticínios surgiu este ano, como uma forma de divulgarmos os trabalhos que nossos alunos desenvolvem aqui, a formação que nós oferecemos e atrair o setor produtivo, para tentarmos parcerias", explicou.

De acordo com Wildey, os estudantes tiveram importância fundamental na organização do evento. "Na primeira edição, houve envolvimento total dos alunos. Eu fazia parte do grupo como aluno na época. Os servidores orientavam e nós executávamos. Especificamente nesta edição, ficamos responsáveis por orientar os estudantes eu e os professores Roberto Teixeira, Marciara Lúcia e Daniele Gomes. Estamos retomando esse formato, para que os alunos sejam os protagonistas", ressaltou.

"uma forma de divulgarmos os trabalhos que nossos alunos desenvolvem aqui, a formação que nós oferecemos e atrair o setor produtivo, para tentarmos parcerias"

Para o coordenador do curso, José Roberto Teixeira, o seminário foi um sucesso. "Estou muito orgulhoso de ver o resultado, realmente atingiu todas as expectativas. Eventos como esse são fundamentais para consolidar o curso e aproximá-lo do mercado", avaliou.

Veja fotos e vídeos do evento no perfil do Instagram do Ifal - Campus Satuba: https://www.instagram.com/ifalsatuba/

Leia mais: Ifal Satuba promove Seminário de Tecnologia em Laticínios