Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Sábado letivo temático finaliza atividades do Setembro Amarelo

Sábado letivo temático finaliza atividades do Setembro Amarelo

por Adriana Cirqueira publicado: 01/10/2019 11h47, última modificação: 16/10/2023 10h58

Para finalizar as atividades do Setembro Amarelo no Ifal Campus Satuba, ocorreu no último sábado letivo (28), o "Sábado Amarelo", com a presença de alunos, servidores e convidados de outros campi e externos à instituição.

Participaram das ações durante todo o mês de setembro os professores de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física e toda a equipe do Departamento de Assistência Estudantil (DAE). Ana Leal, psicóloga do campus, informou que foram realizadas rodas de conversas em todas as turmas durante o Setembro Amarelo. "A intenção foi conscientizar sobre a temática, sobre a solidariedade e a escuta acolhedora", explica. Ana complementa afirmando que atmosfera construída durante o Setembro Amarelo deve estar presente no cotidiano do campus sempre, não apenas em setembro.

As atividades do Sábado Amarelo foram iniciadas com um vídeo produzido pelos estudantes do 3º ano C de Agropecuária. Segundo Ana, os estudantes de forma geral, produziram vídeos, poemas, cordéis e cartazes durante as atividades diárias realizadas sobre suicídio, acolhimento, uso seguro das redes, história do setembro amarelo, dados estatísticos, entre outros temas relacionados.

Os estudantes assistiram a duas palestras: "Adolescência e fatores protetivos", proferida pela psicóloga Layse Veloso e "Falar é a melhor solução", com Delza Gitaí, coordenadora do Centro de Valorização da Vida (CVV). Após o intervalo, os alunos do professor de Artes, Daniel Andrade Cavalcanti, do Campus Palmeira dos Índios, apresentaram a peça "Eu tenho um história pra você". O servidor Rivanaldo Santos apresentou a "Rede de atenção" do SUS para auxiliar no conhecimento das providências necessárias em caso de encaminhamento.

Prevenção ao suicídio é tema do próximo sábado letivo (28)

Ifal Satuba promove rodas de conversa em alusão ao Setembro Amarelo