Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Informe sobre o período de defeso eleitoral
conteúdo

Notícias

Informe sobre o período de defeso eleitoral

publicado: 01/07/2022 17h13, última modificação: 16/10/2023 10h59

A partir deste sábado (02), conforme o calendário eleitoral de 2022, se dará início ao período de defeso ou silêncio eleitoral. O período traz uma série de restrições, conforme rege a legislação eleitoral, e deve terminar no dia 02 de outubro de 2022 (1º turno) ou 30 de outubro de 2022 (2º turno).

Há uma série de recomendações para os agentes públicos, nos quais se enquadram os servidores públicos, que podem ser penalizados caso descumpram os normativos em vigor. O Departamento de Comunicação e Eventos (DCE) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou uma série de orientações sobre o assunto, que podem ser lidas aqui.

Os meios de comunicação do Ifal também sofrerão restrição durante o período. No âmbito do Campus Satuba, as mudanças serão as seguintes:

Site
Todas as notícias publicadas no site do Campus (satuba.ifal.edu.br) até o dia 01 de julho de 2022 serão ocultadas durante o período de defeso eleitoral, exceto aquelas referentes a processos seletivos em vigor.

Durante o período mencionado, serão publicadas apenas notícias de caráter meramente informativo, de utilidade pública ou essenciais para a comunidade do Campus. Para mais detalhes sobre a produção de notícias do Ifal neste momento, consultar as orientações do Departamento de Comunicação e Eventos (DCE).

As páginas fixas do site, com informações permanentes (como contatos, listas de editais etc.) permanecerão no ar.

Mídias sociais
A fanpage oficial do Ifal Satuba no Facebook ficará suspensa durante o período eleitoral.

Já o perfil do Instagram, sendo um dos principais canais de comunicação do Campus Satuba, permanecerá ativo, porém, todas as publicações até a data de 01 de julho de 2022 serão arquivadas (ocultadas) durante o período de defeso. 

Por fim, todos os vídeos do canal do Ifal Satuba no YouTube serão ocultados, exceto aqueles que são tutoriais. 

As novas publicações nas redes sociais que permanecerem ativas durante o período de defeso deverão ter caráter meramente informativo e terão seus comentários desativados.

Orientações para a comunicação institucional durante o período eleitoral

Orientações IFAL - Defeso Eleitoral

Cartilha Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais em Eleições - 2022