Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Unidades Residentes do Programa AgroResidência recebem visita técnica do Ifal Satuba
conteúdo

Notícias

Unidades Residentes do Programa AgroResidência recebem visita técnica do Ifal Satuba

Visitas foram realizadas nos dias 15 e 20 de setembro nas unidades Carpil (Palmeira dos Índios), Fazenda Rio Preto (Mar Vermelho) e Cooperativa Pindorama (Coruripe)
por Adriana Cirqueira publicado: 23/09/2021 15h40, última modificação: 16/10/2023 10h59
Exibir carrossel de imagens Voo de drone em uma das propriedades  (CARPIL) - Foto: Coordenação de Extensão do Campus Satuba

Voo de drone em uma das propriedades (CARPIL) - Foto: Coordenação de Extensão do Campus Satuba

A coordenação do Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba realizou visitas técnicas às Unidades Residentes (UR) do programa em Coruripe, Palmeira dos Índios e Mar Vermelho, para verificar o andamento das atividades.

Nos dias 15 e 20 de setembro, os servidores Luciano de Araújo Silva e Francisco Rafael da Silva Pereira visitaram as UR Carpil (Palmeira dos Índios), Fazenda Rio Preto (Mar Vermelho) e Cooperativa Pindorama (Coruripe).

De acordo com Antonio Carlos Silva dos Santos, coordenador de Extensão do campus, as visitas serviram para acompanhar as atividades desenvolvidas pelos residentes e manter diálogo com os supervisores técnicos das UR para avaliação do projeto.

Antonio explica que o Agroresidência promove uma vivência no campo, capacitando os jovens para atuar em sistemas de produção de importância econômica na região Nordeste. "Além disso, promove suporte técnico para as UR auxiliando na adoção de práticas de manejo sustentáveis e no uso de tecnologias digitais que proporcionem benefícios econômicos, sociais e ambientais para a região", completa.

Francisco Rafael, coordenador do programa no campus, explica que desde o início do projeto tem se reunido frequentemente com os residentes e os seus supervisores de forma online. Rafael pontua que, apesar disso, o contato presencial oportunizado pelas visitas técnicas permite a verificação in loco das atividades desenvolvidas.

"Os jovens tem sido capacitados de acordo com a demanda das empresas em áreas cada vez mais exigidas no cenário agrícola atual. E eles tem aproveitado as oportunidades. Isso aumenta bastante as chances de contratação ao final do período. Estamos felizes em constatar que os objetivos do projeto estão sendo atendidos", afirma o coordenador. 

Durante as visitas, algumas demandas técnicas foram discutidas e houve uma avaliação positiva sobre o alcance dos objetivos de complementação da formação profissional, a oferta de assistência técnica e, consequentemente, a aproximação entre o Ifal e o setor produtivo. 

Além das visitas, os servidores Francisco Rafael e Luciano Araújo se reuniram com o secretário de agricultura do município de Mar Vermelho para tratar dos 30 produtores da cidade que serão atendidos pelo projeto Agro IF Nordeste.

O AgroResidência

O Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência), instituído e financiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Portaria nº 193, de 16 de junho de 2020é voltado para jovens estudantes ou recém-egressos de cursos de nível médio ou superior de ciências agrária e afins, apoiando projetos de residência elaborados e coordenados por Instituições de Ensino

O programa visa aproximar e fortalecer a relação do universo acadêmico com a realidade da agricultura brasileira, contribuindo para a formação de profissionais capazes de dar respostas às demandas colocadas pelos diferentes seguimentos do setor produtivo agrícola, ao mesmo tempo que busca desenvolver nos alunos o senso de responsabilidade ética, por meio do exercício de atividades profissionais, direcionando-os para uma vida cidadã e para o trabalho.     

Mais informações sobre as atividade desenvolvidas pelo AgroResidência do Ifal Campus Satuba podem ser obtidas através do email: .

Leia também:

Projeto do Ifal Satuba é contemplado em edital nacional

Ifal Satuba seleciona dez bolsistas para o programa AgroResidência