Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba realiza intervenções de infraestrutura para o novo ano letivo
conteúdo

Notícias

Ifal Satuba realiza intervenções de infraestrutura para o novo ano letivo

Reforma no estacionamento, melhoria da iluminação e instalação de novos condicionadores de ar foram iniciativas para recepcionar a comunidade acadêmica
por Pedro Barros publicado: 29/05/2023 14h02, última modificação: 16/10/2023 10h59

Durante o período de recesso acadêmico, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba realizou diversas manutenções para o retorno às aulas. Dentre elas, destaca-se a renovação completa da iluminação externa, uma adequação no estacionamento interno e a instalação de 26 aparelhos de ar-condicionado.

O setor responsável por executar essas obras é o Departamento de Infraestrutura e Manutenção (DIM). Uma iniciativa que visou beneficiar especialmente a comunidade que frequenta o Campus à noite foi a ampliação e melhoria da iluminação do Campus. Foram instalados novos refletores de LED nas alamedas e no campo de futebol, incluindo áreas que antes estavam sem iluminação. Postes com lâmpadas antigas também foram substituídos por este modelo mais econômico e durável.

Outra ação executada para recepcionar a comunidade acadêmica no ano letivo de 2023 foi a instalação de 26 aparelhos de ar-condicionado em diversos ambientes, como salas de aula, laboratórios, salas dos professores, biblioteca e salas administrativas. "Ao todo, desde o início da gestão, foram mais de 80 condicionadores de ar instalados, novos ou substituídos. O objetivo é, além de melhorar o conforto térmico dos ambientes, proporcionar a economia de energia com equipamentos mais eficientes", explicou Diogo Magalhães, atual chefe do DIM.

Já a adequação do estacionamento visou mais do que ampliar o número de vagas de estacionamento e aumentar a segurança de manobras. "Outro objetivo foi proporcionar um pátio mais amplo e versátil para realização de atividades didático-pedagógicas e/ou culturais em frente ao Prédio Central para a comunidade", explicou o diretor-geral do Campus, Valdemir Chaves. Um exemplo de evento realizado no local em 2022 foi a 1ª Feira de Agricultura Familiar “Do Campo para o Campus” (leia mais aqui).