Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba participa de Olimpíada de Astronomia e Mostra de Foguetes

Ifal Satuba participa de Olimpíada de Astronomia e Mostra de Foguetes

Estudantes do Campus realizaram a prova presencial da Olimpíada e o lançamento de foguetes nesta sexta-feira (20)
por Pedro Barros publicado: 23/05/2022 15h39, última modificação: 16/10/2023 10h59
Exibir carrossel de imagens Lançamento foi realizado no campo de futebol. Créditos: Antônio Carlos dos Santos

Estudantes de todo o país estão participando da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Os estudantes inscritos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba realizaram o lançamento de seus foguetes e a prova presencial da OBA na manhã desta sexta-feira (20).

O lançamento de foguetes foi realizado no campo de futebol, um dos maiores espaços planos da escola para garantir segurança e facilitar a medição correta do alcance do projétil. Seguindo as regras e orientações do regulamento, os estudantes utilizaram a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre para causar a propulsão nos foguetes. Participaram do desafio Rebeca Nicole, do 1º ano de Agropecuária, e a dupla Diogo Oliveira e Alan da Silva Santos, do 3º ano de Agropecuária.

De acordo com a coordenadora da OBA e MOBFOG no Campus, a professora Norma Amorim, este momento marca o retorno da unidade às olimpíadas de conhecimento após o período de pandemia. "Para os alunos é uma oportunidade de aproximação com o meio científico e de explorar seus talentos e criatividade, no caso da MOBFOG, através da construção de foguetes", explica.

Como preparação para a olimpíada, estudantes do Campus participaram de uma sessão do planetário virtual da OBA no mês de abril. "A atividade permitiu aos alunos que não conheciam a OBA e a MOBFOG terem noções de astronomia de uma forma bastante didática. A expectativa é que a experiência deste ano estimule a participação de mais alunos no próximo", pontuou Norma.