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Ifal Satuba inicia período renovação e reabertura de matrícula

Renovação deve ser feita por estudantes que já estão matriculadas; reabertura pode ser feita por estudantes que tiveram suas matrículas trancadas ou canceladas
por Pedro Barros publicado: 19/10/2022 10h12, última modificação: 16/10/2023 10h59

Até a próxima segunda-feira (24), está aberto o período de renovação e reabertura de matrícula para os estudantes dos cursos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba. Confira a seguir a diferença de cada uma, quem deve realizá-las e como proceder.

Renovação de matrícula

Quem deve realizar?

A renovação de matrícula deverá ser feita pelos estudantes que já estão matriculados no semestre mais recente (2022.1) para dar continuidade a seus estudos no semestre 2022.2.

Os estudantes dos cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), curso técnico subsequente em Agropecuária (CTA) e curso superior de Tecnologia em Laticínios, que seguem o calendário letivo semestral, devem renovar sua matrícula neste período. Já os estudantes dos cursos integrados seguem um calendário letivo acadêmico anual e só precisam realizar a renovação uma vez por ano, no caso, no próximo semestre. 

A renovação da matrícula é obrigatória inclusive para os estudantes que finalizaram o último período e devem manter o vínculo durante a Prática Profissional.

Como renovar minha matrícula?

O procedimento para renovação de matrícula está disponível através dos formulários abaixo:

Agropecuária (subsequente): bit.ly/renovacta222

EJA: bit.ly/renovaeja222

A exceção é o curso de Tecnologia em Laticínios. Neste caso, os estudantes devem acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e realizar a matrícula nas disciplinas que vão cursar neste semestre letivo.

O preenchimento dos formulários do Google devem ser realizados com seus e-mails institucionais, que funcionam como a identidade do estudante na instituição. É importante que abram seus e-mails com seus logins e senhas antes de clicarem no link do Google Formulários, que será disponibilizado também nos grupos de Whatsapp.

responsável legal deve acompanhar o/a estudante menor de 18 anos durante o procedimento. 

Reabertura de matrícula

Quem pode realizar?

A reabertura de matrícula poderá ser feita por estudantes que tiveram suas matrículas trancadas ou canceladas e desejam voltar a estudar. 

Como reabrir minha matrícula?

É necessário abrir um processo eletrônico com a solicitação de reabertura de matrícula. Para isso, siga os seguintes passos a seguir, até a próxima segunda-feira (24): 

  • Imprima o requerimento (baixe aqui, em PDF ou texto editável);

  • Preencha-o com os dados pessoais e gerais solicitados (marque a opção: reabertura de matrícula), assine à mão e ponha a data;

  • Digitalize o requerimento devidamente preenchido, bem como o documento de identificação com foto (por exemplo: carteira de identidade - RG - ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH); 

  • Encaminhe o requerimento e os documentos para o e-mail , inserindo no campo do “assunto” o seguinte:  REABERTURA / NOME DO ALUNO / CURSO. 

Também é possível realizar a assinatura digital do documento através do site Gov.Br. Assim, não é necessário imprimir e assinar à mão. Saiba como aqui.

Saiba mais sobre abertura de processos.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato:

Coordenação de Registro Acadêmico (CRA - Secretaria)
☎️ Telefones: (82) 2126-6506 / 2126-6508
📱 Whatsapp: (82) 98133-1841
📧 E-mail: 
🚩 Localização: próximo ao Prédio Central (observação: nos dias 20 e 21, o setor não estará funcionando presencialmente devido a uma manutenção predial - saiba mais)