Notícias
Ifal Campus Satuba e Semarh inauguram novo poço
Foi inaugurado na última sexta-feira (25) o novo poço do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba. No local foi afixada uma placa de sinalização.
A perfuração do poço tubular profundo e a instalação de bomba hidráulica foram realizados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL), através do Programa Mais Água Alagoas.
Com uma vazão estimada de 5 a 6 metros cúbicos por hora, equivalendo a pelo menos 120 metros cúbicos por dia, a água está sendo utilizada para o consumo geral da comunidade acadêmica, além de abastecer a produção animal e vegetal dos Laboratórios de Agropecuária e a produção industrial em pequena escala dos Laboratórios de Agroindústria.
Participaram do momento o diretor-geral do Campus, Valdemir Chaves, e o secretário da Semarh/AL, Gino César, acompanhados pelo engenheiro civil do Campus, Tassyano Amorim, e o chefe do Departamento de Infraestrutura e Manutenção (DIM), Diogo Magalhães.
Comentando ser egresso da antiga Escola Técnica Federal de Alagoas (Etfal), o secretário afirmou ser um prazer conhecer as instalações e a infraestrutura do campus e poder contribuir, através da Semarh, com essa demanda por água do Ifal Satuba. "Estamos muito felizes em colaborar com o Ifal e poder atender a uma necessidade desta instituição centenária", afirmou o secretário.
"Somos parceiros e estamos a disposição e felizes em contribuir com o que é realizado, principalmente porque pude perceber o carinho com que o servidores atuam nesta instituição e a confiança dos estudantes em saber que aqui conquistarão um futuro mais promissor", pontou Gino Cesar.
Além de agradecer ao secretário, Valdemir e a equipe acompanharam Gino Cesar para uma visita ao novo aprisco e às áreas de nascentes do campus, conversando sobre futuras parcerias em questões ambientais. "Reiteramos nossos agradecimentos à Semarh pela perfuração do poço no Ifal Campus Satuba, em um momento extremamente delicado de nosso abastecimento. A visita ao campus permitiu à equipe da Secretaria de Estado visualizar novas frentes para ações conjuntas na área de meio ambiente e recursos hídricos", declarou o diretor.
Leia também: Novo poço reforça abastecimento de água do Ifal Satuba