Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Novo poço reforça abastecimento de água do Ifal Satuba

Novo poço reforça abastecimento de água do Ifal Satuba

Semarh realizou perfuração e instalação de bomba em setembro; vazão estimada é de pelo menos 5m³/h
por Pedro Barros publicado: 25/10/2022 17h49, última modificação: 16/10/2023 10h59

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba ampliou o abastecimento de água para suas atividades através da perfuração de um poço tubular profundo e a instalação de bomba hidráulica realizados em setembro pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL).

Na última terça-feira (25), o diretor-geral do Campus, Valdemir Chaves, acompanhado pelo engenheiro civil do Campus, Tassyano Amorim, e o chefe do Departamento de Infraestrutura e Manutenção (DIM), Diogo Magalhães, reuniram-se com o secretário da pasta, Gino César, para agradecer a conclusão da ação e discutir futuras parcerias. Valdemir, Tassyano e o reitor do Ifal, Carlos Guedes, iniciaram o diálogo com a secretaria em julho.

Créditos da foto: Gino César (Semarh)Conforme Tassyano, o campus já possui dois poços (sendo o recém perfurado o terceiro), uma cisterna de 120 mil litros, uma caixa d'água de 20 mil litros e duas caixas dedicadas exclusivamente ao sistema de combate a incêndios. "O novo poço tem uma vazão estimada de 5 a 6 metros cúbicos por hora, equivalendo a pelo menos 120 metros cúbicos por dia", explicou o engenheiro.

Além do consumo geral de estudantes, servidores e profissionais contratados, a água também é utilizada para produção animal e vegetal nos Laboratórios de Agropecuária e produção industrial em pequena escala nos laboratórios de agroindústria, além da produção de alimentos no Refeitório.

"A Semarh atendeu nossa solicitação em um momento extremamente desafiador, tanto pela dificuldade de garantir o fornecimento de água para o campus de maneira ininterrupta, quanto pela indisponibilidade de recursos para fazê-lo. A Comunidade Ifal Satuba manifesta seu reconhecimento e gratidão ao trabalho desenvolvido pela secretaria", expressou Valdemir.