Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Evento de lançamento do Nugedis Satuba ocorre segunda (06)
conteúdo

Notícias

Evento de lançamento do Nugedis Satuba ocorre segunda (06)

Programação envolve palestras, grupos de discussão sobre temáticas diversas, cine debates e apresentações musicais
publicado: 01/11/2023 11h05, última modificação: 01/11/2023 11h34

Lívia Muniz - estagiária de jornalismo*

Ocorre no dia 6 de novembro o evento de lançamento do Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba, que terá como tema de discussão: “Gênero e Diversidade na Escola: Desafios e Perspectivas em Debate”. 

A programação do evento ocorre durante todo o dia e é aberta para a comunidade acadêmica do Campus, envolvendo palestras, grupos de discussão sobre temáticas diversas, cine debates, apresentações musicais e ainda a premiação da nova logomarca do Núcleo.

“Nós pensamos a programação desse evento tentando contemplar os três eixos de atuação do Nugedis, tanto no eixo que envolve a comunidade LGBTQIAPN+, como no eixo que envolve as discussões sobre a questão feminina, como também a discussão sobre masculinidade tóxica e como ela acaba silenciando os homens e meninos de alguma maneira”, explicou a coordenadora do núcleo, Rafaela Mendonça. 

Rafaela enfatizou a importância da participação de toda a comunidade interna do campus, com o objetivo de construir um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todos/as , independentemente de sua identidade de gênero ou orientação sexual. “A participação dos alunos é fundamental porque, afinal de contas, o núcleo é feito para eles e por eles, então é importante que eles se façam presentes, não só os estudantes, como os servidores e os professores. É um debate pertinente a toda a comunidade acadêmica”, explicou. 

Para participar, os/as estudantes deverão realizar sua inscrição previamente, através do link: https://www.even3.com.br/evento-de-lancamento-do-nucleo-de-genero-diversidade-e-sexualidade-nugedis-406192/

Sobre o Núcleo

O Nugedis foi instituído pela Res. Nº 116/2023 - Consup/Ifal, para atuar de forma propositiva e consultiva, estimulando, promovendo e executando ações voltadas às temáticas de gênero, diversidade e sexualidade.

Dentre os objetivos do Nugedis Satuba, destacam-se ações com foco no combate à violência e ao preconceito de gênero e à LGBTQIAPN+fobia no âmbito do Campus, promovendo reflexões sobre temas voltados ao respeito e à valorização da diversidade e às desigualdades de gênero, de maneira integrada e articulada entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

Baixar programação

*Sob supervisão de Pedro Barros.