Notícias
Evento de lançamento do Nugedis Satuba ocorre segunda (06)
Lívia Muniz - estagiária de jornalismo*
Ocorre no dia 6 de novembro o evento de lançamento do Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba, que terá como tema de discussão: “Gênero e Diversidade na Escola: Desafios e Perspectivas em Debate”.
A programação do evento ocorre durante todo o dia e é aberta para a comunidade acadêmica do Campus, envolvendo palestras, grupos de discussão sobre temáticas diversas, cine debates, apresentações musicais e ainda a premiação da nova logomarca do Núcleo.
“Nós pensamos a programação desse evento tentando contemplar os três eixos de atuação do Nugedis, tanto no eixo que envolve a comunidade LGBTQIAPN+, como no eixo que envolve as discussões sobre a questão feminina, como também a discussão sobre masculinidade tóxica e como ela acaba silenciando os homens e meninos de alguma maneira”, explicou a coordenadora do núcleo, Rafaela Mendonça.
Rafaela enfatizou a importância da participação de toda a comunidade interna do campus, com o objetivo de construir um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todos/as , independentemente de sua identidade de gênero ou orientação sexual. “A participação dos alunos é fundamental porque, afinal de contas, o núcleo é feito para eles e por eles, então é importante que eles se façam presentes, não só os estudantes, como os servidores e os professores. É um debate pertinente a toda a comunidade acadêmica”, explicou.
Para participar, os/as estudantes deverão realizar sua inscrição previamente, através do link: https://www.even3.com.br/evento-de-lancamento-do-nucleo-de-genero-diversidade-e-sexualidade-nugedis-406192/
Sobre o Núcleo
O Nugedis foi instituído pela Res. Nº 116/2023 - Consup/Ifal, para atuar de forma propositiva e consultiva, estimulando, promovendo e executando ações voltadas às temáticas de gênero, diversidade e sexualidade.
Dentre os objetivos do Nugedis Satuba, destacam-se ações com foco no combate à violência e ao preconceito de gênero e à LGBTQIAPN+fobia no âmbito do Campus, promovendo reflexões sobre temas voltados ao respeito e à valorização da diversidade e às desigualdades de gênero, de maneira integrada e articulada entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
*Sob supervisão de Pedro Barros.