Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Estudantes do Ifal Satuba têm até segunda (16) para renovar ou reabrir sua matrícula
conteúdo

Notícias

Estudantes do Ifal Satuba têm até segunda (16) para renovar ou reabrir sua matrícula

Renovação deve ser feita por estudantes que já estão matriculadas; reabertura pode ser feita por estudantes que tiveram suas matrículas trancadas ou canceladas
por Pedro Barros publicado: 12/05/2022 10h15, última modificação: 16/10/2023 10h59

Até a próxima segunda-feira (16), está aberto o período de renovação e reabertura de matrícula para os estudantes dos cursos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba. Confira a seguir a diferença de cada uma, quem deve realizá-las e como proceder.

Renovação de matrícula

Quem deve realizar?

A renovação de matrícula deverá ser feita pelos estudantes que já estão matriculados no semestre mais recente (2021.2) para dar continuidade a seus estudos no semestre 2022.1.

Os estudantes dos cursos integrados seguem um calendário letivo acadêmico anual, portanto, só precisam realizar a renovação uma vez por ano. Já os estudantes dos cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), curso técnico subsequente em Agropecuária (CTA) e curso superior de Tecnologia em Laticínios seguem um calendário letivo semestral e, portanto, deverão renovar sua matrícula novamente no segundo semestre (2022.2), quando for aberto o período de renovação.

A renovação da matrícula é obrigatória inclusive para os estudantes que finalizaram o último período e devem manter o vínculo durante a Prática Profissional.

Como renovar minha matrícula?

O procedimento para renovação de matrícula está disponível através dos formulários abaixo:

Agroindústria (integrado): bit.ly/renovaagd

Agropecuária (integrado): bit.ly/renovaagp

Agropecuária (subsequente): bit.ly/renovacta

EJA: bit.ly/renovaeja

A exceção é o curso de Tecnologia em Laticínios. Neste caso, os estudantes devem acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e realizar a matrícula nas disciplinas que vão cursar neste semestre letivo.

O preenchimento dos formulários do Google devem ser realizados com seus e-mails institucionais, que funcionam como a identidade do estudante na instituição. É importante que abram seus e-mails com seus logins e senhas antes de clicarem no link do Google Formulários, que será disponibilizado também nos grupos de Whatsapp.

O responsável legal deve acompanhar o/a estudante menor de 18 anos durante o procedimento. 

Reabertura de matrícula

Quem pode realizar?

A reabertura de matrícula poderá ser feita por estudantes que tiveram suas matrículas trancadas ou canceladas e desejam voltar a estudar. 

Como reabrir minha matrícula?

É necessário abrir um processo eletrônico com a solicitação de reabertura de matrícula. Para isso, siga os seguintes passos a seguir até o dia 16 de maio: 

  • Imprima o requerimento (baixe aqui, em PDF ou texto editável);

  • Preencha-o com os dados pessoais e gerais solicitados (marque a opção: reabertura de matrícula), assine à mão e ponha a data;

  • Digitalize o requerimento devidamente preenchido, bem como o documento de identificação com foto (por exemplo: carteira de identidade - RG - ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH); 

  • Encaminhe o requerimento e os documentos para o e-mail gabinete.satuba@ifal.edu.br, inserindo no campo do “assunto” o seguinte:  REABERTURA / NOME DO ALUNO / CURSO. 

Saiba mais sobre abertura de processos.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com o setor abaixo:

Coordenação de Registro Acadêmico (CRA - Secretaria)
☎️ Telefones: (82) 2126-6506 / 2126-6508
📱 Whatsapp: (82) 98133-1841
📧 E-mail: 
🕑 Atendimento: segunda à sexta-feira das 8h às 16h
🚩 Localização: próximo ao Prédio Central
Saiba mais sobre o Ensino do Campus Satuba