Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Estudantes de cursos semestrais devem realizar renovação ou reabertura de matrícula até a próxima quarta-feira (17)
conteúdo

Notícias

Estudantes de cursos semestrais devem realizar renovação ou reabertura de matrícula até a próxima quarta-feira (17)

Renovação deve ser feita por estudantes dos cursos da EJA e subsequente em Agropecuária; reabertura pode ser feita por estudantes que tiveram suas matrículas trancadas ou canceladas
por Pedro Barros publicado: 12/11/2021 12h20, última modificação: 16/10/2023 10h59

Até a próxima quarta-feira (17), está aberto o período de renovação e reabertura de matrícula para os estudantes dos cursos semestrais do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba. 

A renovação de matrícula deverá ser feita pelos estudantes dos cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e subsequente em Agropecuária para o período letivo de 2021.2 (segundo semestre de 2021).

Já a reabertura de matrícula poderá ser feita pelos estudantes que tiveram suas matrículas trancadas ou canceladas e desejam voltar a estudar. As turmas que estão recebendo reabertura de matrículas são as seguintes:

  • Módulos I e II do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária (CTA);
  • Fases II e IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • 2º, 4º e 6º períodos do Curso Superior de Tecnologia em Laticínios.

Entenda, a seguir, como efetuar cada um desses procedimentos.

Renovação

A renovação de matrícula precisa ser realizada todo semestre pelos estudantes dos cursos que têm calendário semestral. 

Neste semestre, o procedimento para renovação de matrícula está sendo realizado através de um formulário eletrônico disponível no endereço: bit.ly/renovmatricula2021-2 

O formulário está aberto no período de 11 a 17 de novembro de 2021 e só pode ser preenchido uma única vez.

A renovação da matrícula é obrigatória inclusive para os estudantes que finalizaram o último período e devem manter o vínculo durante a Prática Profissional.

Os estudantes devem acessar o formulário logados em seus e-mails institucionais. O e-mail institucional funciona como a identidade do estudante na instituição. É importante que abram seus e-mails com seus logins e senhas antes de clicarem no link do Google Formulários, que será disponibilizado também nos grupos de Whatsapp.

O responsável legal deve acompanhar o/a estudante menor de 18 anos durante o procedimento. 

Reabertura

Caso sua matrícula tenha sido cancelada ou trancada, deverá ser aberto um processo eletrônico com a solicitação de reabertura de matrícula. Para isso, siga os seguintes passos a seguir até o dia 17 de novembro: 

  • Imprima o requerimento (baixe aqui, em PDF ou texto editável);

  • Preencha-o com os dados pessoais e gerais solicitados (marque a opção: reabertura de matrícula), assine à mão e ponha a data;

  • Digitalize o requerimento devidamente preenchido, bem como o documento de identificação com foto (por exemplo: carteira de identidade - RG - ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH); 

  • Encaminhe o requerimento e os documentos para o e-mail gabinete.satuba@ifal.edu.br, inserindo no campo do “assunto” o seguinte:  REABERTURA / NOME DO ALUNO / CURSO. 

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com os setores a seguir:

Coordenação de Registro Acadêmico (CRA) - cra.satuba@ifal.edu.br

Direção de Ensino - / (82)98171-9464 (Whatsapp)