Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Encontro Esportivo de Servidores do Ifal realiza primeira edição após isolamento social

Evento integrador realizado pelo Campus Satuba retornou, agora em sua 8ª edição
por Pedro Barros publicado: 18/11/2022 17h56, última modificação: 16/10/2023 10h59

Após dois anos sem acontecer, devido ao isolamento social decorrente da pandemia de covid-19, o Encontro Esportivo de Servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) retornou agora em sua 8ª edição. O evento ocorreu no dia 12 de novembro, no Campus Satuba, unidade que organiza o evento.

Se inscreveram 82 servidores, provenientes da Reitoria e dos campi Arapiraca, Coruripe, Penedo, Rio Largo, São Miguel dos Campos e Satuba. Os participantes competiram nas modalidades Futebol Society, Voleibol (dupla) e tênis de mesa (individual). O encontro também contou com a presença de servidores e familiares que estiveram presentes como espectadores, para prestigiar e torcer pelas equipes.

Confira abaixo os campeões e vice-campeões de cada modalidade:

⚽ FUTEBOL: Campus Penedo (Campeão); Campus Satuba (Vice)

🏓 TÊNIS DE MESA: Flávio Pasciência - Campus Satuba (Campeão); Jesualdo Matias - Campus Satuba (Vice)

🏐 VOLEIBOL: Eduardo e Fabiano - Campus São Miguel dos Campos (Dupla campeã), Cleylton e Peterson - Campus Satuba (Dupla vice-campeã).

Um encontro integrador

Encontro teve participação de servidores de vários campi do IfalO Encontro Esportivo dos Servidores do Ifal surgiu em 2013, com a intenção de homenagear os servidores do Instituto, por isso é realizado próximo ao Dia do Servidor Público (28 de outubro). No regulamento do evento, constam como objetivos: incentivar a prática de atividades esportivas, conscientizar sobre sua importância para a saúde e a qualidade de vida e promover a integração entre os servidores da Instituição.

"Tive a ideia do Encontro após participar de um evento similar a nível de Nordeste. Entendi que poderíamos realizar anualmente e a nível estadual. Inicialmente tínhamos apenas o futebol. Depois, incluímos o voleibol de duplas e, por último, passamos a disputar, também o tênis de mesa", conta o professor de educação física Elias Feitosa, idealizador do evento e um dos organizadores desta edição. Além do professor Elias, a Comissão Organizadora é formada por Rafaela Carvalho, Fernando Antônio, Bruno Rafael e José Roberto, todos servidores do Campus Satuba.

"É um momento fundamental para estreitar os laços entres colegas do mesmo Campus e conhecer servidores de setores e locais diferentes", Ezequiel Müller, professor do Campus Coruripe

Para o professor de Educação Física Ezequiel Müller, do Campus Coruripe, o encontro serve para motivar novas iniciativas no campo artístico, cultural e esportivo que busquem envolver os servidores com seus pares e com a instituição. "Por se tratar de uma das únicas atividades de lazer que aproxima servidores dos mais variados campus do Ifal, é um momento ímpar que, além de estimular a promoção de qualidade de vida dos participantes, é fundamental para estreitar os laços entres colegas do mesmo Campus e conhecer servidores de setores e locais diferentes. Já participei de quatro edições e sempre saio daqui de Satuba muito feliz pela experiência. Todos os envolvidos no evento estão de parabéns", salientou.

Participação de convidados

Presidente da Federação Alagoana de Tênis de Mesa, Flávio Seixas, entrega troféu para vice-campeão na modalidade, Jesualdo MatiasO evento também conta com convidados externos, como é o caso de Flávio Seixas, presidente da Federação Alagoana de Tênis de Mesa e bicampeão brasileiro na modalidade, tendo representado o país diversas vezes em competições internacionais. "Flávio esteve presente em todas as edições de nosso Encontro e é um verdadeiro entusiasta da modalidade em questão. É uma grande honra recebê-lo em nossa Campus. Nosso muito obrigado ao Flávio. Ele é um orgulho do esporte de nosso estado e de nosso país", expressou o professor.

A satisfação do reencontro

Modalidade Tênis de MesaElias considera que esta edição foi, para ele e seus colegas, um momento de grande satisfação. "Foi bastante agradável rever os colegas de outras unidades após dois anos sem realizarmos o Encontro. Foi flagrante, no semblante dos presentes, o sentimento de felicidade e alegria. Através do esporte, pudemos nos reencontrar e desfrutar de jogos emocionantes, mantendo, acima de tudo, um clima de paz e cordialidade. Aguardamos, ansiosamente, pela realização de nosso 9º Encontro Esportivo", declarou.

O servidor Fernando Antônio também é um dos organizadores e entusiasta do encontro. "Pelo fato de eu gostar de esporte, principalmente de futebol, organizar o evento foi sempre um prazer. Essa oportunidade de encontrar colegas de outras unidades em uma atividade realizada pelo campus Satuba sempre me motiva a participar", destaca.

Um convite à participação feminina

Modalidade Voleibol de DuplaNesta edição, o evento não teve nenhuma inscrição feminina. Neste sentido, a organização faz um convite às servidoras para que não deixem de participar na próxima edição: "As colegas servidoras participaram de edições anteriores, nas modalidades voleibol e tênis de mesa. Seria ótimo que voltassem a abrilhantar nosso evento. No regulamento do Encontro, consta que, por exemplo, no Voleibol, as duplas podem ser mistas ou femininas. No Tênis de Mesa, a inscrição feminina também esteve disponibilizada. E, caso queiram jogar Futebol, participarão da mesma forma. Será um motivo de alegria para todos", conclui Elias.