Notícias
Conheça as Comissões Permanentes do Ifal Satuba
Lívia Muniz - Estagiária de jornalismo
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba organiza seu funcionamento e atendimento à comunidade acadêmica por meio de comissões permanentes. Cada comissão tem um papel importante para o desenvolvimento de uma cultura institucional pautada na preservação do patrimônio, sustentabilidade, qualidade de vida dos servidores e convivência saudável com os animais do campus.
O objetivo das comissões é atuar de forma a atender tanto às demandas administrativas quanto às necessidades de alunos, servidores e visitantes. Conheça a seguir a atuação de cada comissão:
Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural
Criada através da através da Portaria N° 3582/IFAL em 2024, a comissão dedica-se a ações de preservação do patrimônio histórico e cultural do campus. Sua atuação tem como objetivo garantir o cuidado e a valorização dos bens culturais da instituição, promovendo o reconhecimento da história e dos elementos culturais presentes no ambiente acadêmico.
A presidência está a cargo da professora Ariadne Aguiar, acompanhada pelos membros Ana Galdino dos Santos, Álvaro Queiroz, Ademilson Galdino dos Santos, Ana Caroline de Oliveira, Auxiliadora Baraldi, José Walter Gomes e Nelson Vieira da Silva.
Segundo a presidente, o Campus Satuba percebeu a necessidade de criar uma estrutura permanente para abrigar o acervo da escola, atualmente localizado no Casarão. O espaço dispõe de artefatos históricos, como móveis, esculturas, cartas, fotografias e recortes de revistas curados para narrar a história da instituição.
Por enquanto, a visitação ao acervo está restrita a estudantes acompanhados/as de servidores/as, mas a ideia é que futuramente o espaço seja aproveitado não apenas pela comunidade acadêmica, mas por toda a sociedade alagoana.
Comissão de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho
Criada pela Portaria Nº 1373/IFAL, em abril de 2024, a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho é composta atualmente pelos/as servidoras/es: Jaqueline Lima da Silva (presidente), Rafaela Carvalho Pereira Lima, Adriana Cirqueira Freire, Eliana Maria Coimbra Peixoto, Jéssica Tenório da Fonseca Silva, Deisy Anny Bomfim e Pedro Juvêncio de Souza Junior.
A comissão é voltada para o bem-estar dos servidores, promovendo ações de integração, como eventos comemorativos para datas importantes, incluindo o Dia do Servidor e as festividades de fim de ano. A comissão também disponibiliza atendimentos de auriculoterapia no setor de Saúde do Campus, buscando melhorar a saúde mental e física dos colaboradores. Além disso, são realizadas atividades educativas em saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, com o objetivo de criar um ambiente mais saudável e acolhedor para todos.
Comissão de Política de Convívio e Bem-Estar Animal
Criada pela Portaria Nº 3742/IFAL, em setembro de 2023, a comissão, liderada por Gabriel Faustino, é composta atualmente pelos membros: Jana Kelly, Josué Mário, Janaina Freitas, Rui Fernando da Silva, Sandra Santos, Eliene Veríssimo e César Lima.
Seu principal objetivo é promover o convívio harmonioso com animais no Campus, realizando ações voltadas aos cuidados com cães, gatos e animais silvestres. Nos primeiros trabalhos, a comissão focou no controle populacional dos cães do campus, realizando a identificação e tratamento dos chamados “cães comunitários” – aqueles que mantêm um vínculo com a comunidade acadêmica.
Os cães comunitários passaram por exames, receberam tratamentos, vacinas antirrábicas e foram castrados e vermifugados. Além disso, a comissão organiza a alimentação diária desses animais, evitando o fornecimento inadequado de alimentos e prevenindo a proliferação de pragas. A comissão também monitora outros animais que entram no campus, oferecendo suporte inicial de saúde e, quando necessário, inserindo-os no fluxo de coleta de sangue e encaminhamento para castração. Adoções também são incentivadas, com dois cães comunitários já adotados.
Planejando novos passos, a comissão pretende desenvolver campanhas de adoção, normativas de ação para novos animais que ingressem no campus, além de palestras educativas sobre cuidados com os animais, zoonoses e crimes contra a fauna.
Comissão de Sustentabilidade
Criada pela Portaria nº 3137/IFAL em setembro de 2019, a Comissão de Sustentabilidade tem o objetivo de consolidar práticas ecologicamente responsáveis no campus, alinhadas aos princípios de sustentabilidade na gestão administrativa e acadêmica.
Sob a atual liderança do professor Peterson Melo, a comissão desenvolve ações de conscientização e capacitação, promovendo o engajamento da comunidade por meio de atividades práticas, como oficinas de reutilização de materiais e a implementação de ações para o consumo racional de recursos.
Entre suas ações, destacam-se a criação do Plano de Gestão Sustentável, a coleta seletiva de resíduos, a redução do consumo de papel e copos descartáveis, além da construção de uma estação de tratamento de efluentes (ETE) e a reforma da rede elétrica.
Algumas ações que estão sendo desenvolvidas pela comissão atualmente incluem:
-
Monitoramento da usina solar fotovoltaica;
-
Monitoramento do consumo de energia elétrica;
-
Monitoramento do almoxarifado (papel, copos descartáveis, dentre outros);
-
Interlocução com os projetos inerentes à questão ambiental (compostagem, trilha ecológica, dentre outros);
-
Interlocução com os órgãos ambientais (IMA, Batalhão Ambiental);
-
Recolhimento de tampinhas - Projeto Amor 21.
As comissões permanentes do Ifal Satuba desempenham um papel importante para o fortalecimento de uma comunidade acadêmica integrada, sustentável e saudável. Com diferentes frentes de atuação, as equipes contribuem para um ambiente mais acolhedor e responsável, promovendo o desenvolvimento e o bem-estar de toda a comunidade acadêmica.