Você está aqui: Página Inicial > Campus > São Miguel dos Campos > Notícias > Campus São Miguel inicia atividades de 2021 com novo curso e sede definitiva
conteúdo

Notícias

Campus São Miguel inicia atividades de 2021 com novo curso e sede definitiva

Aula inaugural marca encontro entre discentes de Segurança do Trabalho e pioneiros de Informática para Internet

por Jhonathan Pino publicado: 11/02/2021 11h26, última modificação: 11/02/2021 12h37

Não são apenas os alunos que retornam às aulas com novidades na unidade de São Miguel dos Campos. A última segunda-feira, 8, também simbolizou um novo estágio para o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) naquele município, que até então possuía apenas um curso subsequente, em Segurança do Trabalho. Desta vez, o ano letivo inicia com o primeiro curso integrado ao Ensino Médio, Informática para Internet, que neste semestre recebe 72 alunos, distribuídos entre os turnos matutino e vespertino.

Para a oferta do novo curso, a unidade vem se preparando desde meados de 2020, quando foi criada uma comissão para a construção do novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC). No entanto, o campus nem esperou que o projeto fosse definitivamente aprovado para planejar a vinda de novos docentes, quer sejam removidos de outros campi ou por exercício compartilhado.

Após a finalização do processo seletivo, em janeiro passado, os integrantes do campus iniciaram os primeiros contatos com os novos alunos. No momento, além da realização da matrícula, os estudantes dos dois turnos estão sendo apenas ambientados e treinados para o uso do ensino remoto. A aula inaugural deverá acontecer no próximo dia 22 de fevereiro.

“Esta semana é importante para que os novatos entendam como vai funcionar o ERE [Ensino Remoto Emergencial], as plataformas do Meet, Sigaa e Classroom, que são as que usamos para o ensino remoto emergencial, também é importante conhecer as normas da instituição e os servidores”, pontua Talita Morais, diretora da unidade.

Alunos da turma vespertina de Informática para Internet conhecem os sistemas a serem utilizados no Ensino Remoto Emergencial.jpeg

“Desde o departamento de ensino, passando pela equipe pedagógica, CRA [Coordenação de Registro Acadêmico], a assistência estudantil, todos tiveram um papel importante. Tivemos os trabalhos divididos entre os setores para que no momento da matrícula dos novos alunos toda a engrenagem funcionasse de forma correta. Após o período de matrículas, o setor pedagógico vem realizando, juntamente com os demais setores envolvidos, um momento de ambientação com os novos alunos, repassando as devidas orientações sobre o funcionamento do curso, a criação do e-mail institucional, além de serem tiradas as principais dúvidas dos alunos”, completou o chefe do Departamento de Ensino da unidade, Anderson Pontes Pinto.

Sede definitiva

Em paralelo à preparação do quadro pessoal com as novas turmas, o início do ano letivo de 2021 também será marcado pela utilização da sede definitiva do Campus São Miguel. A estrutura ainda não foi entregue oficialmente, mas está em fase de recebimento.

“Como a estrutura é muito grande, este trabalho demora um pouco a ser concluído. Estamos contando que ainda em fevereiro receberemos a obra de forma provisória, por três meses, para só então, recebermos definitivamente. Este é o procedimento padrão em casos de obras grandes como a nossa”, pontua Talita.

Sede definitiva do Campus São Miguel deve ser entregue ainda este mês.jpeg

As instalações seguem o modelo padrão implantado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O prédio possui 12 salas de aula com capacidade para até 45 carteiras, todas climatizadas, com iluminação e ventilação natural, além da iluminação em LED no campus todo, além de laboratórios de línguas, informática, química/biologia, física/matemática, microbiologia, físico-química, análises instrumentais, petróleo e gás e segurança do trabalho.O auditório do campus possui capacidade para receber 150 pessoas.jpeg

“Temos ainda um auditório com capacidade para 150 pessoas, uma biblioteca com ambientes de estudos individuais, plataforma elevatória e capacidade para mais de 30 alunos ao mesmo tempo. Temos um ginásio poliesportivo coberto, com vestiários femininos, masculinos, sala de professor de educação física e arquibancadas. Um refeitório com capacidade para 64 estudantes, cantina, e pátio coberto. Todos os espaços possuem acessibilidade”, detalha Talita.

Para Anderson, a expectativa de colocar estas novas instalações a serviço dos alunos é grande entre servidores e terceirizados. “Afinal de contas são mais de 10 anos que ofertamos apenas um único curso, de Segurança do Trabalho, na modalidade subsequente, dentro de um espaço cedido em uma escola municipal da cidade de São Miguel dos Campos”, explica.

O prédio possui 12 salas de aula com capacidade para até 45 carteiras.jpegAntes de o Ifal ofertar esse novo curso, a cidade possuía apenas três escolas de Ensino Médio, mas o instituto não irá só atender ao município de São Miguel e um exemplo disso é que o processo seletivo deste ano contou com candidatos de Boca da Mata, Anadia, Roteiro, Campo Alegre, Teotônio Vilela e de Maceió, o que demandou a criação de postos itinerantes para a realização da matrícula dos aprovados.

“Sendo o Ifal uma instituição de renome, reconhecida em todo o território brasileiro pela excelência no ensino, pesquisa e extensão, este curso vem atender a um anseio antigo da população miguelense e regiões circunvizinhas carentes da oferta de ensino médio técnico. Por ser a nossa primeira oferta na modalidade, já fomos surpreendidos pela enorme procura de candidatos, superando até outros locais os quais a instituição já oferta cursos médio integrados há bastante tempo”, enfatiza Anderson.

Ensino Remoto

Como o a volta às aulas se dá em pleno período de pandemia, a unidade vem buscando formas de ofertar os cursos sem que os alunos e servidores corram riscos, por isso, desde o período de matrículas as atividades vêm sendo realizadas conforme o protocolo de segurança do próprio Ifal.Unidade contará inicialmente com nove laboratórios.jpeg

“Apesar de ainda não iniciarmos as aulas de forma presencial, devido a pandemia da Covid-19, a sensação de saber que temos a nossa própria ‘casa’ nos enche de alegria, otimismo e planos para o futuro como a oferta de novos cursos”, planeja Anderson.

Confira aqui a Resolução Nº 50 / 2020, documento que que trata das diretrizes institucionais para o ensino remoto emergencial, a página do Ensino Remoto e o Plano de Contingência do Instituto, que está em vigor enquanto persistirem as recomendações de prevenção e enfrentamento da pandemia do Covid-19.