Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Ensino > Cursos > Técnicos Integrados > Alimentos Proeja
conteúdo

Técnico em Alimentos - Campus Piranhas

O (A) concluinte no Curso Integrado/PROEJA em Alimentos conhece e utilizar as formas contemporâneas de linguagem,  com vistas ao exercício da cidadania e à preparação para o trabalho, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. Compreende a sociedade, sua gênese e transformação e os múltiplos fatores que nela intervêm, como produtos da ação humana e do seu papel como agente social. Analisar, selecionar, classificar, controlar, monitora e armazena a matéria-prima e produtos de origem animal e vegetal. Trabalha no controle do processo industrial, sugerindo melhorias e modificações. Atua diretamente no desenvolvimento de novos produtos. Elabora programas de trabalho com metas, organização e qualidade nos processos na indústria de alimentos. Determina analiticamente os constituintes dos alimentos e suas propriedades. Identifica e aplica técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos. Elabora , aplica e monitora programas profiláticos, higiênicos e sanitários na produção industrial. Implanta e gerencia sistemas de controle de qualidade. Identifica o papel e o significado dos microrganismos na produção de alimentos. Acompanha o processo de beneficiamento e industrialização de produtos, para obtenção de alimentos com qualidade. Analisa a qualidade da matéria prima e produtos. Acompanha o programa de manutenção e equipamentos na indústria de alimentos. Participa dos programas de gestão de empresas. Prepara relatórios e registros das atividades sob sua supervisão. Atua na área de processos, determinando as medidas necessárias para a redução de custos e a maximização da qualidade na industrialização de alimentos. Identifica e manusea equipamentos utilizados no processo industrial de alimentos. Analisa sistemas de produção considerando aspectos de sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental. Conhece e aplica a legislação de alimentos. Elabora e aplica programas preventivos de higienização e sanitização. Elabora programas de trabalho com metas, organização e qualidade nos processos e produto. Prepara relatórios e registros das atividades sob sua supervisão. Trabalha em equipe. Atua com responsabilidade socioambiental. Observa normas técnicas e de higiene e segurança do trabalho. Poderá ter atuação em  empreendimentos do setor de gastronomia, como restaurantes comerciais, institucionais, panificações, confeitarias, hotéis, resorts, pousadas, lanchonetes, serviços de catering aéreo, navios e empresas que produzem refeições para alimentação coletiva.

Modalidade

Técnico Integrado/Proeja

Presencial

Turno

Noturno

Carga horária

2.904 horas

Duração

03 (três) anos

Vagas (1ª entrada; 2ª entrada)

30 (trinta e seis) vagas

Classificação Brasileira de Ocupações

351305-Técnico em Administração


Fale com a coordenação

Nome do coordenador: Jailson Costa da Silva

E-mail institucional da coordenação: jailson.costa@ifal.edu.br

Telefone da coordenação: 2126-6430

Currículo lattes do(a) coordenador(a): http://lattes.cnpq.br/4481661071361187 

Forma de acesso ao curso

O acesso ao Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio será realizado por meio de processo seletivo aberto ao público, a candidatos que tenham concluído a última etapa do ensino fundamental ou equivalente.

Pré-requisito para ingressar no curso

Ter o ensino fundamental completo.

 

Documentos

Projeto pedagógico em formatação.

O acesso ao Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio será realizado por meio de processo seletivo aberto ao público, a candidatos que tenham concluído a última etapa do ensino fundamental ou equivalente.


Pré-requisitos para ingressar no curso

Ter o ensino fundamental completo.