Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Ensino > Biblioteca > Serviços oferecidos
conteúdo

Serviços oferecidos

por Jhonathan Pino publicado 23/06/2020 12h21, última modificação 23/06/2020 12h21

A Biblioteca disponibiliza em suas instalações acesso à Internet através de computadores, área com mesas para estudo em grupo, baias para estudo individual e sala multimídia, proporcionando um espaço dinâmico de convivência ao ensino, pesquisa e extensão.

A Biblioteca oferece os seguintes serviços:

I. Orientação dos usuários para o acesso e uso dos recursos informacionais disponíveis;

II. Empréstimos, devoluções, renovações e reservas;

III. Orientação para normalização bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT;

IV.  Elaboração de ficha catalográfica;

V. Visitas programadas na Biblioteca.

Consulta ao Acervo/ Biblioteca Virtual/Periódicos

A consulta pode ser realizada diretamente nas estantes ou através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades acadêmicas – SIGAA. O Sistema disponibiliza para os usuários que possuem vínculo institucional funções como empréstimo, renovações, reservas, verificar pendências com a biblioteca, atualizar dados cadastrais, dentre outras possibilidades. O acesso pode ser feito nos terminais de consulta da biblioteca ou através de qualquer equipamento conectado à internet, inclusive remotamente.

Para garantir o contínuo fluxo de acesso aos livros a biblioteca reserva um exemplar de cada título para a consulta local na biblioteca. 

O Ifal disponibiliza para os usuários com vínculo institucional acesso a Biblioteca Virtual Pearson e ao Portal de Periódicos da Capes. A Biblioteca Virtual pode ser consultada na biblioteca utilizando os computadores disponibilizados para pesquisa ou de qualquer dispositivo móvel conectado à internet. O Portal de Periódicos da Capes também pode ser acessado na instituição nos computadores disponíveis para pesquisa ou remotamente através da rede CAFe1. O acesso à Biblioteca Virtual e ao Portal de Periódicos Capes são realizados através dos dados cadastrais do usuário no sistema SIGAA