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Sábados letivos: atividades diferenciadas estimulam interação e criatividade do corpo discente

Um dos exemplos mais recentes foi a Mostra Virtual de Arte e Cultura, promovida por docentes da área de Linguagens.
por Lidiane Neves publicado: 06/10/2021 14h39, última modificação: 23/05/2024 13h45

Para quem já enfrenta, de segunda a sexta-feira, a intensa rotina de aulas e outras atividades acadêmicas, fazer cumprir os sábados letivos não está entre as tarefas mais animadoras. Embora eles não agradem, as instituições de ensino precisam lançar mão dessa alternativa para conseguir fechar os 200 dias letivos anuais estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

No Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo não é diferente. Segundo o chefe do Departamento de Ensino, Wellinghton Santos, a medida deve ser considerada uma exceção para repor os dias da semana em que não há aula, geralmente, devido aos feriados. No entanto, a cada ano, surgem situações que interferem no calendário acadêmico, dificultando a conclusão dos dias letivos no tempo regulamentar.

“Por conta dos inúmeros feriados, sempre foi difícil fechar dentro de cada ano civil esse mínimo de dias letivos que a LDB exige. E no contexto de agora, a exceção tem se tornado regra porque existe uma necessidade de mais sábados letivos do que o normal”, justifica, referindo-se ao contexto de pandemia, interrupção de aulas em 2020 e ensino remoto emergencial com calendários letivos fora do ano civil.

Atividades elaboradas por docentes estimulam criatividade dos estudantes, interação entre as turmas e interdisciplinaridade dos conteúdos. No calendário vigente de todas as turmas dos cursos técnicos do Campus Penedo, a cada 15 dias, há sábados letivos programados por áreas de conhecimento. Já que eles têm lugar garantido, o desafio é torná-los produtivos, com atividades que fujam dos formatos tradicionais de aulas. “No ensino presencial, já estávamos trabalhando sob essa perspectiva por observarmos que a frequência aos sábados como um dia de aula comum, com cada professor no seu horário, não estava surtindo efeito. Não era atrativo para os alunos e a saída que encontramos, e que estava dando certo, foi a divisão dos sábados letivos em atividades interdisciplinares”, explica Wellinghton.

O docente acrescenta que, com o ensino remoto emergencial, o campus precisou adaptar a iniciativa, mantendo a possibilidade de sábados letivos com encontros síncronos ou no formato assíncrono, mas sem prescindir da integração entre diferentes componentes curriculares para a abordagem de temas específicos sob múltiplas perspectivas. “O que a gente tem sentido, especialmente quando ocorrem eventos virtuais, é que há um entusiasmo muito grande por parte dos estudantes em mostrar criatividade no aprendizado das tarefas que os professores sugerem. Os meninos nos entregam produções riquíssimas”, relata.

Mostra de Arte e Cultura

Mostra Virtual de Arte e Cultura, realizada no dia 11 de setembro, no sábado letivo referente aos conteúdos curriculares da área de Linguagens e suas Tecnologias.Um dos exemplos mais recentes desse tipo de ação diferenciada foi a Mostra Virtual de Arte e Cultura, realizada no dia 11 de setembro, no sábado letivo referente aos conteúdos curriculares da área de Linguagens e suas Tecnologias. As atividades foram propostas às turmas de 1º ano dos cursos integrados pelos professores de Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Arte e Educação Física.

“O objetivo foi ampliar os horizontes do pensamento livre e diverso na expressão da criatividade, da originalidade e da cultura dos estudantes. Eles foram estimulados a produzir de forma autoral e o resultado superou as expectativas, tanto dos docentes quanto dos alunos, que nos entregaram trabalhos genuínos, expressivos e significativos”, avalia a professora de Arte, Eurípedes Norberta, responsável pelo evento on-line e atual coordenadora pedagógica do Ifal Penedo.

“As turmas realizaram as atividades com bastante entusiasmo e, para todos, foi uma alegria vermos o resultado de pesquisa, empenho e grande aprendizado. A arte é linguagem, expressão primeira do ser humano. Com ela, a humanidade se desenvolveu gerando todas as outras áreas de conhecimento. Arte e ciência andam de mãos dadas, e as atividades que envolvem alguma modalidade artística sempre oportunizam aos discentes se expressarem de forma mais significativa em qualquer área de conhecimento”, destaca.

Além da apresentação no encontro síncrono do sábado letivo, as turmas foram orientadas a compartilhar os trabalhos no YouTube (veja links na matéria).Além da apresentação no encontro síncrono do sábado letivo, as turmas foram orientadas a compartilhar os trabalhos no YouTube. Para conferir, clique nos respectivos links:

Intersecção de temáticas em humanidades

Para os cursos técnicos integrados, o mês já começou com sábado letivo. O dia 2 de outubro foi programado em referência aos conteúdos das disciplinas ligadas às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Não houve encontro síncrono, mas o tipo de atividade elaborada pelos docentes de História, Geografia, Sociologia e Filosofia segue a proposta de interdisciplinaridade e estímulo à criatividade adotada pelo Campus Penedo.

“Estamos dando sequência a uma atividade sobre a América Latina que terá culminância no sábado letivo do dia 4 de dezembro. Solicitamos então que os alunos assistissem, até 3 de dezembro, aos cinco episódios da série documental Guerras do Brasil. A ideia é fazermos um encontro síncrono no final do ano, retomando todos os pontos em um debate sobre identidade, território e migração”, explica o professor de Sociologia, Marcio Abreu.

Na tarefa anterior que se complementa a esta do documentário, os estudantes foram orientados a ouvir uma lista de músicas previamente selecionadas e escolher uma canção para produzir uma releitura, podendo essa interpretação criativa ser representada em qualquer formato: outra música, poema, textos e fotografias autorais.

“A música como fonte histórica é um registro de um determinado tempo e espaço, uma expressão ou manifesto de sujeitos e suas leituras sobre a realidade em diferentes escalas. A tradução e compreensão da música como fio condutor permite uma pequena imersão sobre a América Latina, no pensar a própria terra, a vida de seu povo, suas memórias, conquistas e tragédias”, argumenta.

Esforço coletivo prévio

Para que o sábado letivo seja, de fato, um dia de interação e aprendizagem criativa, a equipe docente dedica tempo e disposição no planejamento das atividades. O trabalho de engajar os estudantes começa bem antes dos momentos síncronos. No caso da área de Linguagens, por exemplo, o próximo sábado letivo está programado para meados de novembro, com a proposta de envolver as turmas de Açúcar e Álcool, Meio Ambiente e Química no Projeto Cultural Interdisciplinar: México y sus tradiciones pré-hispánicas.

“Tais atividades serão desenvolvidas pelos discentes ao longo do mês de outubro. O projeto terá como culminância o dia 13 de novembro, quando ocorrerá a apresentação de todas as produções elaboradas pelas turmas dos cursos integrados”, detalha a professora de Espanhol, Conceição Cavalcante, coordenadora da iniciativa. 

Segundo ela, todos os trabalhos serão apresentados no formato de telejornal, cuja gravação deve ser enviada até 5 de novembro. O objetivo é que os alunos obtenham um conhecimento mais aprofundado do idioma, não só no âmbito linguístico, como também no que se refere à diversidade cultural de países hispânicos, a exemplo do México. Para mais detalhes, confira o projeto na íntegra.