Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Participação de professora do Ifal Penedo em congresso nacional rende premiação
conteúdo

Notícias

Participação de professora do Ifal Penedo em congresso nacional rende premiação

Trabalho de Simonise Amarante também já lhe rendeu o Prêmio Inventor Petrobras 2023, além de patentes no Brasil e nos EUA
por Lidiane Neves publicado: 04/11/2024 16h33, última modificação: 04/11/2024 16h41

A professora do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, Simonise Figueiredo Amarante Cunha, foi premiada no 12º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (PDPetro). No evento, que ocorreu entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, na cidade de Balneário Camboriú (SC), a docente teve seu trabalho avaliado como o melhor na modalidade pôster.

O PDPetro reuniu cerca de 300 trabalhos apresentados no mesmo formato, categorizados em diferentes áreas. Vinculado à Engenharia de Processos da área de Refino, Petroquímica e Gás Natural, o estudo levado ao congresso por Simonise é parte de sua tese de doutorado defendida em 2022, e que já lhe rendeu, inclusive, o Prêmio Inventor Petrobras 2023, além de patentes no Brasil e nos Estados Unidos (EUA).

Em sua pesquisa, ela desenvolveu um aparato experimental que utiliza a espectroscopia de infravermelho próximo (NIR) para monitorar emulsões de petróleo, problema frequente na produção do combustível fóssil, especialmente em sistemas de alta pressão e temperatura, como os da região do pré-sal.

 Sua contribuição científica demonstrou ter potencial para otimizar processos industriais e solucionar desafios técnicos da indústria petrolífera, pois o aparato desenvolvido permite um monitoramento preciso, em tempo real, do tamanho de gotas e teor de água das emulsões oleosas, essenciais para estabilidade e eficiência do refino.

Apesar das conquistas, desde que concluiu seu doutorado pela Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju (SE), Simonise revelou ter ficado surpresa com o destaque no PDPetro. “Fiquei feliz por participar de um congresso desse nível, um dos maiores na área de petróleo; lisonjeada por ter ganhado o prêmio, frente a mais de 300 trabalhos; e mais feliz ainda de representar o Instituto Federal de Alagoas, Campus Penedo, que me deu a oportunidade de estar lá”, disse, referindo-se às passagens aéreas e diárias para hospedagem e alimentação custeadas pela unidade de ensino.

“Esse suporte financeiro é importante porque nos incentiva a participar desses eventos científicos, para que possamos sempre estar atualizados e trazer as melhores informações, novas ideias, para desenvolver pesquisas, projetos de extensão e também para melhorar, cada dia mais, as aulas que ministramos para nossos alunos”, destacou Simonise, que integra o corpo docente do Ifal Penedo desde 2019 e atualmente está à frente da coordenação do bacharelado em Química Industrial.

O 12º PDPetro é uma realização da Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás (ABPG), em colaboração com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Durante três dias, reuniu pesquisadores acadêmicos, profissionais da indústria, estudantes e representantes de empresas de energia, petróleo, gás e biocombustíveis. Nesta edição, o evento trouxe como tema geral os “Desafios na Formação de Recursos Humanos no Novo Cenário de Petróleo e Transição Energética”.

Leia também:

Professora do Ifal Penedo ganha Prêmio Inventor 2023 concedido pela Petrobras