Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Parceria com farmácia de manipulação abre novas portas de estágio para estudantes do Ifal Penedo

Unidade da Farmafórmula na cidade passa a oferecer duas vagas a cada seis meses para alunos do técnico em Química
por Lidiane Neves publicado: 17/06/2022 13h53, última modificação: 23/05/2024 13h21
Exibir carrossel de imagens Gisele Lima, Hurley Lins e Felipe Thiago Souza

Gisele Lima, Hurley Lins e Felipe Thiago Souza

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo firmou mais uma parceria para garantir aos estudantes oportunidades de estágio na própria cidade. A partir deste mês de junho, a Farmafórmula Penedo estará de portas abertas para oferecer aos alunos do curso técnico em Química a experiência de aprendizado prático no cotidiano de uma farmácia de manipulação.

O convênio assinado prevê a oferta de duas vagas de estágio não remunerado, uma por turno (manhã e tarde), com carga horária de 20 horas semanais, durante seis meses. A pedido da empresa, a Coordenação de Extensão, responsável pela pasta de Estágio e Egressos, pré-selecionou cinco candidatas. Após entrevista com a gerência da unidade, as vagas foram preenchidas pelas alunas Aliny Mayara Pereira Santos e Lígia Caroline da Graça Goes.

Ambas cursam o 4º período da formação técnica em Química da modalidade subsequente ao ensino médio. “Todas as candidatas demonstraram interesse no estágio e competência, mas pesou o fato de que as duas selecionadas, por estarem no último período do curso, tiveram mais aulas práticas em laboratório”, destaca o gerente da Farmafórmula Penedo, Hurley Lins. Segundo ele, o início das atividades já está marcado para 27 de junho.

Laboratório da Farmafómula, onde estagiárias/os desenvolverão as atividades.No cotidiano do laboratório da farmácia, as estagiárias participarão de todo o processo de manipulação de medicamentos, suplementos, dermocosméticos, entre outros, produzidos em cápsulas e géis. “Esse processo vai desde o controle de qualidade da matéria-prima até o produto final, com foco na parte química, para que as futuras técnicas entendam, por exemplo, como funciona a dosagem dos ativos, o preparo das soluções para se chegar à fórmula certa”, explica Hurley.

Compromisso em abrir portas para o mundo do trabalho

A experiência de estágio concretiza a chance de enriquecer o currículo acadêmico e profissional, uma vez que prepara o estudante para inserção no mercado de trabalho. Ciente do quanto é importante viabilizar esse tipo de experiência, a atual gestão do Ifal Penedo tem buscado firmar parcerias com empresas e instituições locais, o que aumenta as chances de empregabilidade do egresso na própria região onde reside e obteve sua formação.

“Ao ampliar o número de parceiros, a gente está conseguindo direcionar nosso aluno para um ambiente onde ele possa executar na prática todo aquele conteúdo que aprendeu dentro da instituição de ensino, em sua respectiva área de formação. Os benefícios também se estendem à empresa que recebe esse estagiário, pois ela pode treiná-lo para contratá-lo como profissional depois de formado, permitindo que a oferta de seus serviços conte com mão de obra qualificada pelo Ifal”, ressalta o diretor-geral do campus, Felipe Thiago Souza.

Primeiro estágio interno foi realizado pela então aluna do curso técnico em Açúcar e Álcool, Karoline Marielle Dantas.Até 2019, os convênios para possível oferta de estágios se restringiam à Unidade Marituba da Usina Caeté, em Igreja Nova, à Prefeitura de Penedo e ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade. De lá para cá, as iniciativas da atual gestão resultaram em parcerias com a Usina da Cooperativa Pindorama, em Coruripe; a Incoco Premium, em Feliz Deserto; a Cooperativa Coopaiba, em Piaçabuçu; a fábrica têxtil Peixoto Gonçalves, em Neópolis (SE); a fábrica de biscoito caseiro D'Lícia e, mais recentemente, a Farmafórmula, ambas em Penedo. “Em breve, assinaremos também um convênio com a Usina Coruripe”, adianta Felipe Thiago.

E não é somente fora do campus que nos últimos anos os estudantes passaram a ter mais oportunidades de aplicar conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula e aprimorar habilidades e competências na área para a qual estão estudando. Desde 2019, a unidade de ensino oferece vagas de estágio interno supervisionado para a prática profissional em seus diferentes laboratórios, atendendo a um antigo anseio da comunidade acadêmica.

Amadurecimento pessoal, acadêmico e profissional

Para além do aumento da quantidade de vagas, a coordenadora de Extensão do Ifal Penedo, Gisele Lima, destaca o aspecto qualitativo dessas experiências. “O estágio é um processo de amadurecimento tanto acadêmico quanto profissional. Temos diversos relatos de estudantes que após o estágio passaram a valorizar mais ainda seu curso e a importância da continuidade dos estudos. Além disso, eu, como professora, consigo notar um amadurecimento pessoal, pois eles ficam mais responsáveis e comprometidos”.

A oferta é de duas vagas a cada seis meses para alunas/os do curso técnico em Química.A docente ressalta ainda o fato de a experiência poder ser, futuramente, um diferencial no mercado de trabalho, seja para concorrer a vagas de emprego na própria cidade onde o campus está localizado ou em outros municípios do Baixo São Francisco e Litoral Sul alagoano. “Um bom exemplo é esta oportunidade na Farmafórmula, que pode vir a abrir portas em outras redes de farmácias de manipulação na região”, completa.

A expectativa é compartilhada pelo gerente Hurley Lins, que se diz contente em possibilitar a vivência profissional que o estudante precisa para aumentar suas chances de ser absorvido pelo mercado de trabalho. “Aliny Mayara e Lígia Caroline serão nossas primeiras estagiárias do Ifal, mas já temos contratada em nossa equipe a egressa do curso de Açúcar e Álcool, Ana Paula, que há um ano atua como técnica de laboratório, desde que abrimos a franquia da Farmafórmula em Penedo”.