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Olimpíadas de Química: Ifal Penedo tem nova edição de projeto selecionada pela Fapeal

Sob a orientação de docentes, equipe formada por 10 alunos bolsistas do Pibic Jr. se prepara para o início das atividades, que serão executadas durante um ano
por Lidiane Neves publicado: 21/03/2025 09h06, última modificação: 21/03/2025 09h06

A nova equipe do projeto “Construindo Talentos para Olimpíadas de Química”, realizado no âmbito do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, já começou a se organizar para a execução das atividades previstas na edição de 2025. Inicialmente desenvolvido entre 2023 e 2024 como parte do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.), o projeto coordenado pela professora Elisangela Santos foi novamente aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Assim como na edição anterior, a iniciativa contará com 10 bolsas mensais de R$ 300,00, concedidas ao longo de um ano aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio envolvidos na execução das atividades. O financiamento da Fapeal também inclui uma bolsa de coordenação, no valor de R$ 1.500,00 por mês, e um recurso de R$ 6.000 pagos em uma única parcela para subsidiar as ações do projeto.

A iniciativa tem como objetivo incentivar e preparar alunos da educação básica para a participação em olimpíadas do conhecimento na área das Ciências Naturais, com destaque para a Química. Neste primeiro mês, o trabalho envolve reuniões de planejamento com a orientadora Elisangela Santos e o coorientador Felipe Augusto de Jesus, ambos docentes da área de Química no Ifal Penedo.

Nova equipe de bolsistas, que será orientada pelos docentes Elisangela Santos e Filipe Augusto.A equipe atual de bolsistas é formada por estudantes das turmas de 2º e 3º ano dos cursos integrados, sendo uma aluna da formação técnica em Meio Ambiente (Letícia Tavares Pedrosa) e nove de Química (Ana Cláudia dos Santos da Silva, Fernanda Gomes Pereira, Ibson Santana Santos, José Edilson dos Santos Junior, Lara Anthonyeta Santos, Lyvia Vitória, Otávio Ricardo de Oliveira Batista, Paulo Victor Ferreira dos Santos e Ryan Santos Brandão).

Conforme o cronograma, nos próximos dois meses, o grupo se dedicará à preparação de material, com a seleção dos assuntos a serem trabalhados nas aulas expositivas e práticas destinadas ao público-alvo do projeto. “As atividades previstas são basicamente as mesmas da primeira edição, porém com alguns ajustes”, informou a professora Elisangela, referindo-se à obrigatoriedade de que todos os bolsistas, além de atuarem como monitores, inscrevam-se e estudem para participar das olimpíadas.

Outra adaptação citada por ela diz respeito à realização de oficinas em conjunto com os projetos de extensão “Química é Show” e “Transformando Cozinha em Sabão”, duas iniciativas do Ifal Penedo também coordenadas pela docente. Segundo Elisangela, a ideia é que os bolsistas do Pibic Jr. e os demais alunos participantes possam, por meio dos experimentos apresentados de forma lúdica e do processo de saponificação, compreender melhor a Química. “Quando envolvemos o aluno na experimentação, o aprendizado é mais eficaz, pois ele vai entendendo o que está estudando e vai fixando o conteúdo, sem ser uma mera memorização, e sim o aprendizado vindo de uma experiência direta”, completou.

Histórico do projeto

Atividades da edição anterior realizada entre 2023 e 2024.Na edição anterior, o projeto “Construindo Talentos para Olimpíadas de Química” conseguiu alcançar estudantes do próprio campus e de outras duas instituições públicas: a Escola Estadual Dr. Alcides Andrade, na cidade de Penedo, e a Escola Municipal Deputado João Beltrão Siqueira, no povoado Peba, em Piaçabuçu.

No Ifal, a equipe realizou aulas presenciais com o intuito de auxiliar os inscritos na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e na Olimpíada Alagoana de Química (OALQ), além de uma gincana. Nas outras escolas, a metodologia adotada incluiu a apresentação de pequenos experimentos com reagentes químicos, o uso de jogos e outras atividades lúdicas. Os resultados levaram à produção de um artigo acadêmico, apresentado no 10º Congresso Nacional de Educação (Conedu), em setembro de 2024, em Fortaleza (CE). Saiba mais!