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Estudantes do Ifal Penedo participam do 10º Conedu com projeto do Pibic Jr.

“Construindo Talentos para Olimpíadas de Química” foi a iniciativa compartilhada pelo grupo durante o evento na capital cearense
por Lidiane Neves publicado: 20/09/2024 18h37, última modificação: 20/09/2024 18h53

Um grupo de cinco estudantes do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo está em Fortaleza (CE) desde a última quinta-feira, 19, para participar do 10º Congresso Nacional de Educação (Conedu). Acompanhados pela professora Elisangela Santos, os alunos apresentaram na tarde desta sexta, 20, o trabalho “Construindo Talentos para Olimpíadas de Química”. O projeto foi desenvolvido entre 2023 e 2024 como parte do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Ao longo de um ano, a iniciativa esteve voltada ao incentivo e à preparação de estudantes da educação básica para participação em olimpíadas do conhecimento na área das Ciências Naturais, em especial, a Química. As olimpíadas científicas são competições intelectuais entre alunos, do ensino fundamental ao superior, que consistem na realização de provas ou trabalhos.

Conforme explicou a equipe, o projeto desenvolvido partiu do reconhecimento de que eventos como esses promovem a divulgação de saberes gerados em ambientes educacionais com interação social, resultando na formação e reformulação de estruturas cognitivas, abertas a novas descobertas, lugares, ideias, técnicas e conhecimentos. “O objetivo geral foi proporcionar uma educação abrangente, integrando aspectos lúdicos e acadêmicos para enriquecer a aprendizagem dos alunos”, afirmou a docente orientadora Elisangela.

A execução do projeto envolveu um total de 10 bolsistas, todos do curso técnico em Química integrado ao ensino médio. O grupo que viajou até a capital cearense para compartilhar os resultados da iniciativa é formado por Cesar dos Santos Ferreira, Crislayne dos Santos, Nícolas Gabriel da Silva Eloy, Talita de Souza e Túlio José Ferreira Barbosa. O resumo submetido e aprovado para apresentação no Conedu, no formato banner, inclui também como autora a aluna Júlia Gabrielly Ferreira Santos.

 Entre o segundo semestre do ano passado e início deste ano, as atividades conseguiram alcançar estudantes do próprio campus e de outras duas instituições públicas: a Escola Estadual Dr. Alcides Andrade, na cidade de Penedo, e a Escola Municipal Deputado João Beltrão Siqueira, no povoado Peba, em Piaçabuçu.

No Ifal Penedo, os bolsistas realizaram aulas presenciais com o intuito de auxiliar os estudantes inscritos na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e na Olimpíada Alagoana de Química (OALQ), além de uma gincana. Nas outras escolas, a metodologia utilizada foi a apresentação de pequenos experimentos com reagentes químicos e a utilização de jogos e de outras atividades lúdicas.

Resultados

Embora o objetivo principal do projeto não fosse a busca por premiações em olimpíadas do conhecimento, o grupo observou que houve resultados positivos nesse aspecto. O banner apresentado no Conedu traz, por exemplo, que sete discentes do Ifal Penedo participantes das ações conquistaram uma medalha de ouro, uma medalha de bronze e cinco menções honrosas na edição de 2023 da OALQ.

 Uma dessas alunas é Fernanda Gomes Pereira, do 2° ano de Química integrado, que ressaltou a importância da iniciativa em sua jornada escolar. “Acho muito importante o incentivo e a preparação que o projeto trouxe. Meu interesse em participar foi porque sempre gostei de fazer olimpíadas de diversas áreas, especialmente pelo conhecimento que obtenho com essas experiências. Porém, foi somente na Olimpíada Alagoana de Química do ano passado que conquistei minha primeira menção honrosa, o que, para mim, já foi uma conquista e tanto”, disse a jovem.

Este ano, ela competiu novamente na OALQ, além da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e do Campeonato Nacional de Química (CNQ). “Passei para a segunda fase dessas três e estou esperando o resultado”, completou.

Do lado de quem integrou a equipe de bolsistas do Pibic Jr., a participação nas atividades trouxe, além do conhecimento científico, benefícios que foram além dos objetivos traçados pelo projeto. “Eu me interessei justamente para ter novas experiências, pois eu sabia que agregaria de alguma forma a minha vida”, contou o estudante Cesar dos Santos Ferreira.

 “Antes de participar do Pibic Jr., eu ficava nervoso ao apresentar seminários ou trabalhos na frente da turma, olhava no celular para falar e não conseguia me expressar bem. Depois que comecei a praticar aqui no projeto, tive uma evolução. Passei a me expressar e apresentar melhor os trabalhos. Foi aí que percebi que o projeto não só é importante para os alunos que preparamos para as olimpíadas, mas também para nós, bolsistas”, relatou o jovem, que destacou ter superado a timidez e adquirido mais confiança ao falar em público.

“De modo geral, o projeto foi fundamental para promover uma educação abrangente, combinando aspectos lúdicos e acadêmicos. As gincanas e as aulas específicas proporcionaram uma experiência enriquecedora aos alunos e os bolsistas desempenharam um papel essencial ao oferecer suporte e orientação. O acompanhamento contínuo dos estudantes contribuiu significativamente para o seu engajamento e progresso em suas áreas de estudo”, concluiu a professora Elisangela Santos.

Sobre o Conedu

O Congresso Nacional de Educação é realizado pelo Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisa (Cemep) com o apoio de uma série de instituições, entre elas, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 Voltado para profissionais, pesquisadores e estudantes, tem como objetivo promover o debate sobre temas relevantes para o desenvolvimento da educação no país. Nesta 10ª edição, o Conedu traz como tema “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”. A programação inclui palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos e workshops que abordam práticas pedagógicas inovadoras, políticas educacionais, formação de professores, entre outros assuntos.

As atividades são presenciais e on-line, o que facilita a participação de educadores de diversas regiões, permitindo um alcance maior do evento. A edição 2024 na capital cearence ocorrerá até este sábado, 21. Para mais informações sobre o congresso, acesse o site www.conedu.com.br.