Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Neabi Penedo lança gincana com foco na reflexão sobre as identidades afro-brasileira e indígena
conteúdo

Notícias

Neabi Penedo lança gincana com foco na reflexão sobre as identidades afro-brasileira e indígena

Inscrições das equipes já começam nesta segunda-feira, 11; atividades incluem fotografia, música e vídeo
por Lidiane Neves publicado: 11/08/2025 11h31, última modificação: 04/09/2025 16h25

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo lançou nesta segunda-feira, 11, sua primeira gincana cultural com o tema Por que somos “negríndios”?. Voltada para todos os estudantes regularmente matriculados na unidade de ensino, a iniciativa busca incentivar a pesquisa, a criatividade, a reflexão e a ampliação de conhecimentos sobre temáticas indígenas e afro-brasileiras, valorizando a produção artística dos alunos.

Os interessados deverão formar grupos de no mínimo três e no máximo seis estudantes para realizar as atividades previstas no REGULAMENTO. Nesta primeira etapa, as equipes só precisam manifestar interesse se inscrevendo por meio do FORMULÁRIO ELETRÔNICO, até o dia 22 de agosto. A gincana contará com três atividades obrigatórias, todas relacionadas ao tema principal: fotografia artística original; música (letra e ritmo originais ou paródia); e vídeo publicado no YouTube.

A entrega dos trabalhos deverá ser feita entre 22 e 29 de setembro (nova data), via formulário on-line que será enviado ao e-mail cadastrado pela equipe no momento da inscrição. Os critérios de avaliação incluem clareza e domínio do conteúdo, criatividade e originalidade, pertinência ao tema, correlação entre as atividades, qualidade técnica e impacto social e crítico.

O resultado final será divulgado até 17 de outubro. As equipes classificadas em 1º e 2º lugar receberão como prêmio uma visita técnica à Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), prevista para os dias 7 e 8 de novembro, além de pontuação extra em componentes curriculares de docentes parceiros. As demais equipes também receberão a pontuação extra como reconhecimento pela participação.