Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo sediará evento sobre Governança Ambiental Municipal na região costeira do rio São Francisco

Com inscrições abertas, seminário promovido pela Fundaj, em parceria com Ifal e UPE, acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro
publicado: 28/11/2023 18h38, última modificação: 29/11/2023 10h43

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

Na próxima terça e quarta-feira, 5 e 6 de dezembro, o Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo receberá o seminário "Governança Ambiental Municipal na região costeira do rio São Francisco". As inscrições para participar do evento podem ser feitas de forma gratuita e on-line até o início da programação prevista (CLIQUE AQUI para se inscrever). A disponibilidade é de 50 vagas para o público em geral interessado na temática.

Com uma série de mesas redondas programadas para os dois dias, o seminário visa divulgar e discutir os resultados da pesquisa “Participação e Governança Ambiental Municipal: territórios costeiros”. Tanto o seminário quanto a pesquisa estão sendo promovidos pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), em parceria com o Ifal Penedo e a Universidade de Pernambuco (UPE).

Com toda a sua expertise, a Fundaj abrirá novos caminhos para o Ifal Penedo, como, por exemplo, incentivo na abertura de novos cursos, pesquisas, projetos de extensão e até aperfeiçoamento no próprio ensino. Vale lembrar que as duas instituições fazem parte do Ministério da Educação (MEC), ou seja, haverá uma troca de experiências entre pesquisadores de ambientes diferentes, mas de uma mesma pasta. Isso sem contar que essa é a nossa primeira parceria de pesquisa na área socioambiental. Que venham muitas outras pela frente”, destacou a professora envolvida na pesquisa, Maira Egito, mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente e membro da equipe docente do curso técnico em Meio Ambiente e da pós-graduação em Educação Ambiental e Cultural do Campus Penedo.

Iniciada em 2022, a pesquisa citada tem como objetivo estudar a governança ambiental em cidades da costa do Nordeste, tendo como projeto piloto as regiões próximas ao rio São Francisco. Já foram visitados os municípios alagoanos de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto e as cidades sergipanas de Pacatuba, Ilha das Flores, Brejo Grande e Neópolis. Com a realização do seminário, o objetivo é proporcionar o diálogo entre os atores locais envolvidos na gestão do meio ambiente. A ideia é reunir estudiosos e representantes de instituições que lidam com as questões ambientais para debater aspectos atuais que dizem respeito às cidades costeiras do rio São Francisco, dos estados de Alagoas e Sergipe.

Com informações de matéria publicada pela Fundaj.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves