Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo oferta 40 vagas no curso superior de Química Industrial pelo Sisu

Ifal Penedo oferta 40 vagas no curso superior de Química Industrial pelo Sisu

No período de 22 a 25 de janeiro, poderão se inscrever para concorrer às vagas estudantes que fizeram o Enem 2023
publicado: 19/01/2024 14h08, última modificação: 20/01/2024 10h59

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo) e Lidiane Neves

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta segunda-feira, 22, e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) é uma das instituições públicas a ofertar vagas no ensino superior por esse método de seleção. Ao todo, são 620 vagas em três campi, das quais 40 para ingresso no curso de bacharelado em Química Industrial ofertado pelo Campus Penedo.

Para concorrer às vagas, é preciso que, além do ensino médio completo, o estudante tenha participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2023. As inscrições vão até o dia 25 de janeiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC). Conforme o cronograma do Sisu 2024, o resultado da chamada regular será publicado no dia 30 de janeiro e os selecionados terão entre 1º e 7 de fevereiro para se matricular.

Sobre o curso

O bacharelado em Química Industrial foi implantado em 2022, sendo esta a terceira turma a ingressar. O curso é presencial, noturno e tem duração de cinco anos (10 períodos letivos). A oferta abre oportunidades para a população local e de cidades vizinhas atuar em setores industriais que possuem demanda em ascensão por profissionais da área. Alguns exemplos são as indústrias farmacêutica e de cosméticos, alimentícia, química e energética.

“É um campo de atuação amplo. O químico industrial também pode atuar em laboratórios, trabalhar com inovação no desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias, e até mesmo seguir carreira acadêmica, atuando no ensino e em pesquisas científicas”, completa a coordenadora do curso, Simonise Amarante. Segundo ela, o objetivo geral é formar profissionais de nível superior que atendam as demandas de tudo o que está relacionado à parte química das indústrias.

Para garantir uma formação gratuita e de excelência acadêmica, o curso ofertado pelo Ifal Penedo conta com corpo docente qualificado e infraestrutura de laboratórios e outros ambientes, além de programas de assistência estudantil voltados à minimização de desigualdades socioeconômicas para a permanência e o êxito do corpo discente. CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o bacharelado em Química Industrial.

Confira também o vídeo:

Sobre o Sisu

Trata-se de um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O Sisu executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Enem até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

Para acesso ao cronograma, notícias e demais informações sobre o Sisu, o Ifal dispõe da página ifal.edu.br/sisu.

registrado em: