Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inep divulga notas do Enem 2023, critério de seleção para 13 cursos do Ifal

Inep divulga notas do Enem 2023, critério de seleção para 13 cursos do Ifal

Período de inscrições para o Sisu inicia na próxima segunda-feira, 22
por Jhonathan Pino publicado: 16/01/2024 12h10, última modificação: 22/01/2024 21h39

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (16), as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Elas estão disponíveis na Página do Participante.

As notas podem ser utilizadas para admissão em universidades públicas, concessão de bolsas em instituições privadas ou financiamento de cursos em faculdades particulares. No primeiro caso, trata-se do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do qual o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) é participante.

Neste ano de 2024, o Ifal ofertará 620 vagas pelo Sisu, distribuídas em 13 cursos dos campi Maceió, Penedo e Satuba. Confira abaixo as oportunidades:

No campus Maceió, são ofertadas 550 vagas, distribuídas em 11 cursos: Alimentos (30 vagas); Ciências Biológicas (40); Design de Interiores (40), sendo matutino (20); e noturno (20); Engenharia Civil (80), sendo 40 vagas para o 1º semestre e 40 para o 2º; Física (40); Gestão de Turismo (80), sendo 40 vagas para o 1º semestre e 40 para o 2º; Hotelaria (80), sendo 40 vagas para o 1º semestre e 40 para o 2º; Letras – Português (40); Matemática (40); Química (40) e Sistemas de Informação (40). Conheça a unidade, no vídeo abaixo:

No campus Satuba, são 30 vagas para o curso tecnólogo de Laticínios, ofertado no turno matutino. Confira algumas atividades do  curso abaixo:

Em Penedo, são 40 oportunidades para o Bacharelado em Química Industrial, ofertado no turno noturno. Conheça um pouco do Campus!

O período de inscrições para o Sisu ficou estabelecido entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2024. O resultado será divulgado no dia 30 de janeiro. Para acesso ao cronograma, notícias e demais informações sobre o Sisu, o Ifal dispõe da página ifal.edu.br/sisu, confira!

Mais oportunidades para quem fez o Enem a partir de 2009

Os demais campi do Ifal, que ofertam cursos de nível superior, adotaram outra forma de ingresso em seus respectivos cursos, com editais individualizados e inscrições realizadas por meio do Sistema de Exames do Ifal.

São 450 vagas, distribuídas em 12 cursos, são eles: Tecnológico em Horticultura (30 vagas), no Campus Maragogi; Engenharia Elétrica (40) e Engenharia Civil (40), em Palmeira dos Índios; Engenharia Agronômica (40 vagas), Licenciatura em Física (40) e Licenciatura em Matemática (40), no Campus Piranhas; Sistemas de Informação (40 vagas), Licenciatura em Letras-Português (40) e Tecnologia em Sistemas Biomédicos, na unidade de Arapiraca; tecnológico em Gestão Ambiental (40) e Licenciatura em Letras-Português (40), em Marechal Deodoro, além de Bacharelado em Administração, ofertado pelo Campus Santana do Ipanema.

Nos casos acima, o processo seletivo será realizado em etapa única, usando exclusivamente, a média geral obtida em uma das edições do Enem, a partir do ano de 2009. As inscrições acontecem até este domingo (21) e o critério de seleção obedecerá a ordem decrescente da média geral de notas do tipo de concorrência dos candidatos que se submeteram a todas as provas. Acesse aqui, para mais informações.

registrado em: