Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo leva trabalhos a evento de Inovação, Tecnologia e Engenharia no Agreste alagoano

Mostra premiou o projeto “Instituto verde: matemática e responsabilidade ambiental”, que ficou em 2º lugar na categoria Ciências Ambientais
publicado: 01/12/2023 17h19, última modificação: 01/12/2023 19h19

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo marcou presença na Mostra Científica de Inovação, Tecnologia e Engenharia (Mocite) da Escola Professora Izaura Antonia de Lisboa (Epial), realizada esta semana, entre os dias 27 e 29 de novembro, em Arapiraca.

Selecionado como um dos finalistas, o projeto de extensão “Instituto verde: matemática e responsabilidade ambiental” foi premiado em segundo lugar, na categoria Ciências Ambientais. As outras duas atividades levadas ao evento foram a oficina “Animação usando a Matemática” e a apresentação “A beleza da Química no escuro”.

O projeto de extensão premiado na Mocite 2023 é orientado pela professora de Matemática, Mayra Albuquerque, e conta na equipe com três estudantes do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio: Eduardo dos Santos, como bolsista, e Cristina Carlos dos Santos e Maria Eloisa de Paula da Silva, como voluntárias.

A professora Mayra falou sobre a iniciativa e motivação para submeter o trabalho no evento em Arapiraca. “Apresentei aos estudantes a possibilidade e eles gostaram da ideia. Acharam bacana o fato de ser um evento que envolve escolas de vários lugares de Alagoas e também de fora do estado, e se interessaram em participar”, explicou.

O projeto teve início com outros estudantes do mesmo curso técnico e, a partir do edital 2023 da Pró-reitoria de Extensão, agregou novos integrantes para a continuidade do trabalho. O foco é a criação de hortas autoirrigáveis desenvolvidas a partir de materiais recicláveis, para incentivar a prática do plantio em escolas que não possuem ou tenham dificuldade de obter recursos para irrigação.

Segundo Mayra, a iniciativa já passou por diversas escolas, de diferentes níveis educacionais e das redes pública e privada. “A gente já trabalhou, por exemplo, com crianças de duas escolas estaduais, uma delas foi o Gabino Besouro, que, inclusive, utilizou o trabalho que desenvolveu com a gente para fazer exposição na feira estadual de ciências e ganhou o terceiro lugar”, contou.

Oficina e apresentação com experimentos

Também orientada pela docente Mayra Albuquerque, a oficina “Animação usando a Matemática” foi conduzida pelos alunos Elder Emanoel e Giovane Leite. Ambos são alunos do curso técnico em Química integrado e monitores de ensino das disciplinas de TBLA e Física, respectivamente.

“A gente havia desenvolvido na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ifal Penedo uma oficina sobre ciclos de meia-vida, crescimento e decrescimento radioativo. Então, foi retirada uma parte dessa oficina, que corresponde à animação gráfica e que envolve funções básicas de Matemática, para poder explicar exemplos na prática de fenômenos matemáticos e físicos”, contextualizou a professora. Segundo ela, as animações são feitas com o uso do aplicativo GeoGebra.

Quanto à atividade intitulada “A beleza da Química no escuro”, tratou-se de uma palestra com a demonstração de experimentos, sob a coordenação do professor de Química, Amaury Barbosa, e com a participação dos estudantes João Igor e Bruna Iasmin, do curso superior em Química Industrial.

No conteúdo abordado de forma teórica, a equipe falou sobre o fenômeno da emissão de luz por parte de algumas substâncias químicas, com enfoque na fluorescência, que “é quando uma substância emite luz visível, após ser irradiada com a radiação ultravioleta da luz negra”, explicou o docente.

Ao todo, foram realizados durante a palestra três experimentos químicos, que demonstraram a emissão de fluorescência a partir da água tônica, da vitamina B2 e da clorofila. Na ocasião, os estudantes que formaram plateia puderam fazer perguntas. A temática já foi desenvolvida no Ifal Penedo no formato de oficina, durante o evento alusivo ao Dia do Químico, em junho deste ano.

Sobre a mostra científica

A Mocite é uma feira que surgiu com o propósito de incentivar jovens a desenvolverem pesquisas científicas para a geração de conhecimento. O evento já está em sua 7ª edição e é organizado por professores, funcionários e alunos da Epial, que é uma escola pública estadual de ensino médio integral integrado à educação profissional. O evento aconteceu no ginásio da própria escola, localizada na região metropolitana do Agreste alagoano. A mostra conta com o apoio da Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência (Abritec).