Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Estudantes montam horta autoirrigável com materiais recicláveis no Ifal Penedo

Estudantes montam horta autoirrigável com materiais recicláveis no Ifal Penedo

Projeto busca incentivar a criação e a prática do plantio em escolas sem recursos necessários à irrigação
publicado: 19/04/2023 17h19, última modificação: 19/04/2023 18h16

Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo) e Lidiane Neves

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo conta com uma horta autoirrigável desenvolvida a partir de materiais recicláveis. A ação foi executada por um grupo de 11 estudantes concluintes do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio, sob a orientação da professora Mayra Albuquerque, que deu iniciativa ao projeto junto com o coordenador do curso, Tiago Lenz, e hoje compartilha a tarefa com o professor Wcleuton Oliveira.

Cadastrada como projeto de extensão “Instituto verde: matemática e responsabilidade ambiental”, a iniciativa busca incentivar a criação e a prática do plantio em escolas que não possuem ou tenham dificuldade de obter recursos para irrigação. A ideia, segundo a equipe, é mostrar que existem outras possibilidades para contornar esse problema de maneira sustentável.

Oficina realizada com estudantes do curso técnico de Meio Ambiente.“O plano a partir dessa primeira oficina é começarmos a buscar escolas para ensinar como fazer essas hortas”, explica Mayra, referindo-se à atividade prática realizada na semana passada, no próprio campus, com estudantes de 1º ano da formação técnica integrada. A oficina, que aconteceu nos dois turnos para alcançar as turmas da manhã e da tarde, sucede as atividades de planejamento executadas pela equipe de voluntários desde o início do mês.

Segundo a docente orientadora, o projeto traz como diferencial o enfoque em um dos principais problemas quando o assunto é horta escolar. “Trata-se da falta de manutenção dessas hortas, que não costumam seguir adiante por falta de pessoas para fazer a irrigação duas vezes ao dia. Diante disso, o projeto foi pensado para oferecer uma irrigação automática, que garanta que as plantas estejam o tempo todo sendo regadas”.

As garrafas PET funcionam como incubadoras, permitindo a autoirrigação através do tecido trançado, que capilariza a água retida à terra da incubadora e mantém a rega contínua da planta.Quanto aos resultados da iniciativa, tem-se como possibilidade a utilização da horta para complementar a alimentação escolar com o cultivo de alguns vegetais e temperos, como alho, cebola, coentro, cebolinha e pimenta. Como o projeto agrega o conceito de sustentabilidade ambiental e práticas de reciclagem, na área do plantio, optou-se por utilizar garrafas PET e retalhos de tecidos. As garrafas cortadas funcionam como incubadoras, permitindo a autoirrigação através do tecido trançado, que capilariza a água retida à terra da incubadora e mantém a rega contínua da planta.

O projeto terá duração de quatro meses e as atividades desenvolvidas, até então, pela equipe de estudantes voluntários incluem reunião de planejamento, pesquisa e elaboração do roteiro, coleta de materiais para a construção de incubadoras de mudas autoirrigáveis, estudos sobre o cultivo e a realização da oficina de criação das mudas, com a fabricação dos recipientes e o plantio da horta sustentável.

Os estudantes concluintes do curso de Meio Ambiente envolvidos no projeto são Chyslayne Santos, Maria Clara Cirilo, Kariny Melo, José Felipe Lima, Lívia Rodrigues, Amanda Dantas de Almeida, Ithalo Luan Santos Andrade, Anildo de Souza Santos Júnior, Arthur Emanoel Pires Silva, Ana Cristina dos Santos Silva e Evelyn Ferreira Lima.