Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo inicia chamada pública para adquirir gêneros alimentícios da agricultura familiar
conteúdo

Notícias

Ifal Penedo inicia chamada pública para adquirir gêneros alimentícios da agricultura familiar

Custo estimado para contratação dos fornecedores é de aproximadamente R$ 80 mil, oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar
publicado: 26/11/2025 14h56, última modificação: 26/11/2025 14h56

Por Emerson Lima (estagiário de Jornalismo)*

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo lançou nesta quarta-feira (26) a CHAMADA PÚBLICA 01/2025 para adquirir gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. O cronograma do edital estabelece que os interessados entreguem suas propostas (documentação de habilitação e projeto de venda), na recepção da instituição, até o dia 15 de dezembro.

O custo estimado para contratação dos fornecedores é de aproximadamente R$ 80 mil, oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os alimentos demandados incluem frutas (abacaxi, banana prata, goiaba e melão), legumes e hortaliças (alface, couve folha, coentro, cebolinha, maxixe, pepino, quiabo e tomate), produtos de panificação (bolo caseiro, esfirra de macaxeira recheada, pão de macaxeira recheado e pizza com massa de inhame) e bebida (água de coco) – CLIQUE AQUI para conferir o termo de referência com os detalhes de cada item.

Podem participar do processo as seguintes categorias de agricultores ou empreendedores familiares: fornecedores individuais, grupos informais e grupos formais. O horário de entrega das propostas, na recepção do Ifal Penedo, vai das 8h às 17h. A sessão pública para a abertura dos envelopes ocorrerá no dia 16 de dezembro, às 9h, na sala de reuniões do campus.

Na fase de seleção das propostas, os projetos de venda habilitados serão divididos em grupos, considerando a seguinte ordem de prioridade: 1) projetos de fornecedores locais (Penedo); 2) projetos do território rural (das regiões geográficas imediata e intermediária); 3) projetos do estado de Alagoas; e 4) projetos do país. Em cada grupo desses, serão priorizados os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e quilombolas e os grupos formais e informais de mulheres.

Além do site penedo.ifal.edu.br, o edital e seus anexos estão disponíveis de forma impressa na recepção do Ifal Penedo. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o setor de Nutrição ou o Departamento de Administração, presencialmente ou via e-mail: nutricao.penedo@ifal.edu.br e dadm.penedo@ifal.edu.br.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves