Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal forma estudantes colombianos em curso de Português como Língua Adicional

Ifal forma estudantes colombianos em curso de Português como Língua Adicional

Cadastrado como curso FIC do Campus Penedo, formação on-line foi ministrada por professor da unidade de ensino
por Lidiane Neves publicado: 02/08/2023 18h16, última modificação: 02/08/2023 19h07

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) concluiu, no último mês de julho, a formação básica em Português como Língua Adicional (PLA) de 10 estudantes da Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales (UDCA), da Colômbia. Esta foi a primeira oferta do curso para alunos estrangeiros e resulta da adesão do Ifal ao programa PLA em Rede, lançado em 2021 pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O PLA em Rede visa oferecer àqueles cuja primeira língua não é o Português capacitação no idioma para fins acadêmicos. A formação acontece em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), via plataforma Moodle. Os momentos síncronos do curso ofertado pelo Ifal foram conduzidos pelo professor do Campus Penedo, Aguimario Pimentel, via Google Meet, uma vez por semana, no período entre março e julho deste ano.

Depois de quase cinco meses de atividades e encontros on-line, totalizando 250h de carga horária, a certificação em Português concedida aos alunos colombianos corresponde ao nível A1 (falante básico) do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR), padrão internacionalmente reconhecido para descrever proficiência em idiomas.

A experiência de internacionalização do ensino do Ifal envolve a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, à qual está vinculada a Coordenação de Relações Internacionais e, ligado a esta, o Centro de Idiomas (Cenid); e a Pró-Reitoria de Extensão, já que a oferta está cadastrada no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) como curso de formação inicial e continuada (FIC) do Campus Penedo.

Aula inaugural do curso, em março de 2023.

Na aula inaugural, realizada em março, a importância do intercâmbio interinstitucional e desse novo campo de atuação do Ifal foi destacada pelos gestores da reitoria presentes: o reitor Carlos Guedes, a coordenadora de Relações Internacionais, Carolina Duarte, e o coordenador do Cenid, Gustavo Correia, além do representante da Dirección de Relaciones Internacionales da UDCA, Francisco Patiño.

Aguimario Pimentel, docente do Campus Penedo.Para o docente que ministrou as aulas, o curso também abriu horizontes. “O PLA foi uma experiência incrível e ao mesmo tempo desafiadora, porque eu ainda não havia trabalhado no ensino de Português para estrangeiros. Particularmente, como professor, foi muito bom ver o grande interesse que os estudantes têm na língua e na cultura brasileira. Alguns estão estudando o idioma pensando em oportunidades futuras de estudo ou trabalho no Brasil, por exemplo”, afirmou Aguimario Pimentel.

Juan Manuel Awazacko Guzman, estudante do 10º semestre de Medicina na UDCA, é um desses exemplos. O universitário nunca teve experiência de estudos do Português e se interessou em fazer o curso por motivos profissionais. “Brasil tem grandes oportunidades para médicos, inovação, tecnologia e pesquisa. Também gosto da cultura, das pessoas, música e gastronomia”, disse o colombiano.

Juan Manuel Awazacko Guzman, estudante do 10º semestre de Medicina na UDCASobre a metodologia das aulas, ele afirmou ter aprendido muito, em especial, nos momentos síncronos. “O professor Aguimario tem muitas estratégias e pedagogia para ensinar o idioma. Aprendi bastante, e o melhor é que me diverti nas aulas com as atividades e a interação com meus companheiros. Quero continuar aprendendo o idioma e quero agradecer o Instituto pela oportunidade”, destacou Juan Manuel.

Já a aluna Ana María Torres Vélez, que também está no 10º semestre da graduação, na Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais, afirmou que suas motivações para fazer o curso são realmente pelo prazer de aprender outro idioma. “Tive a sorte de conhecer pessoas do Brasil e isso me motivou a aprender Português. Também espero continuar minha formação profissional e, possivelmente, concorrer a uma bolsa de estudos no Brasil”, planeja a jovem, acrescentando que, depois desses meses de aulas, sente-se motivada a praticar a fala, a leitura e a escuta da Língua Portuguesa.

O enfoque do curso é o ensino do Português aliado à cultura para uma comunicação básica no idioma. “O material didático é dividido em 18 lições com situações cotidianas do contexto cultural brasileiro e, a partir delas, foi que inserimos alguns assuntos de gramática”, explicou o professor Aguimario. “Os conteúdos abordados na plataforma foram bastante práticos por serem situações que ocorrem no dia a dia e são complementados por aulas para praticar leitura, gramática, pronúncia e tirar dúvidas”, completou a universitária colombiana Ana María.

Os estudantes da UDCA, Ana María e Juan Manuel, em uma dos encontros síncronos com o professor Aguimario Pimentel.Para a estudante, os encontros on-line foram a melhor parte do curso. “Tivemos conversas divertidas sobre as salas de aula designadas. Claramente, o professor Aguimario foi uma grande motivação para levar o curso até o fim. Sou muito grata a ele por todos os seus ensinamentos e ficaria muito feliz em continuar com o curso para atingir um nível melhor no idioma”.

A boa notícia para Ana María, Juan Manuel e os demais concluintes do primeiro módulo é que a ação terá continuidade. O Ifal já lançou o edital de seleção 2023.2 com 56 novas vagas direcionadas aos alunos da universidade colombiana parceira. Desse total, 16 são para estudantes da UDCA que tenham cursado e obtido aprovação no módulo I e desejem cursar, neste segundo semestre, o módulo II (CLIQUE AQUI para conferir).