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Ifal completa ciclo inaugurações do Espaço 4.0 e se prepara para ofertar cursos à comunidade externa

Cursos na área de tecnologia e inovação têm como público-alvo jovens de 15 a 29 anos do interior alagoano em situação de vulnerabilidade socioeconômica
por Lidiane Neves publicado: 28/03/2022 13h08, última modificação: 23/05/2024 13h32
Exibir carrossel de imagens Foto: Poliana Urtiga/Ifal Maceió Sexta e última inauguração aconteceu no Ifal Arapiraca

Sexta e última inauguração aconteceu no Ifal Arapiraca

Com a inauguração do último contêiner adaptado para abrigar o Programa Espaço 4.0, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) já vem se movimentando para iniciar a oferta de cursos em todas as seis unidades contempladas: Palmeira dos Índios, Maragogi, Santana do Ipanema, Viçosa, São Miguel dos Campos e Arapiraca, cuja cerimônia aconteceu na última sexta-feira, 25, reunindo a comunidade de servidores e estudantes do campus, gestores do Ifal, autoridades públicas e representantes do setor produtivo.

A previsão é que as atividades dos cursos na área de tecnologia e inovação comecem até o final de abril. Já há 24 alunos do Ifal selecionados como monitores, bem como servidores e profissionais externos qualificados para atuar como instrutores. O próximo passo será a seleção dos estudantes para a formação das turmas, e a ideia é que esse processo seja feito por intermédio das prefeituras dos municípios alcançados pelos campi onde os laboratórios do Espaço 4.0 encontram-se instalados.

Público-alvo dos cursos são jovens de 15 a 29 anos da comunidade externa ao Ifal, em situação de vulnerabilidade socioeconômicaO público-alvo são jovens de 15 a 29 anos da comunidade externa ao Ifal, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que terão a oportunidade de receber capacitação em um espaço de produção criativa equipado com computadores, tablets, impressoras 3D, kits de Internet das Coisas e de Robótica Educacional, drones etc. Ao todo, são 10 opções de curso previstas, com carga horária entre 20h e 40h. A meta é capacitar 192 jovens por ano em cada Espaço 4.0.

Segundo a docente Flávia Bartira, uma das coordenadoras do programa no Ifal, as atividades começarão com a oferta de quatro cursos: Montagem e Manutenção de Computadores Desktop; Montagem e Manutenção de Computadores Notebook; Desenvolvimento de Aplicativos Android e Introdução à Programação Web. “Todas as seis unidades ofertarão ao mesmo tempo essas quatro opções e, ao longo do ano, vamos inserindo as demais”, disse, referindo-se aos cursos de Desenho 2D; Desenho e Impressão 3D; Instalação e Configuração de Redes de Computadores; Eletrônica Básica; Internet das Coisas; e Robótica Educacional.

Inauguração em Arapiraca

Emocionado, o diretor-geral do Campus Arapiraca também manifestou gratidão e prestou uma homenagem especial à professora Renata PereiraA solenidade no campus do Agreste alagoano encerrou um ciclo de inaugurações iniciado em novembro de 2021 e representou um momento de resgate de todos os passos dados pelo Ifal, desde 2019, quando as primeiras reuniões aconteceram, até a materialização do projeto com a entrega dos seis contêineres. Essa concretização reuniu esforços das equipes de gestão do Instituto, do senador da República por Alagoas Rodrigo Cunha, da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

“O Espaço 4.0 é um trabalho de muitas mãos e a jornada foi árdua para que chegássemos até aqui. Por isso, agradecemos a cada um que teve seu papel, à Secretaria Nacional da Juventude por idealizar o projeto, ao senador Rodrigo Cunha por priorizar o Ifal na destinação de emenda parlamentar e ao reitor Carlos Guedes por essa condução inovadora. Juntos, vocês representam todas essas entregas que nos permitem falar de renda, empregabilidade, inovação, educação, oportunidade”, destacou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Dantas.

O programa é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional da Juventude. A partir da qualificação com ênfase nas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 que os jovens receberão nesses espaços, o objetivo é aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho, seja como empreendedores ou contratados por empresas. O Ifal não é a única instituição no país a ser contemplada com esses espaços tecnológicos, mas é pioneiro quanto ao tipo de instalação, ou seja, contêineres próprios para abrigar os laboratórios.

Na inauguração em Arapiraca, a SNJ esteve representada pelo diretor de Políticas Temáticas dos Direitos da Juventude, Gerson Vicente. “Quando a gente fala de um equipamento como esse, não é só porque ele é bonito, está novinho, bem cuidado. Mais do que isso, foram muitos desafios para fazê-lo funcionar e nós temos agora novos desafios para a sociedade como um todo, pois estamos falando de jovens que vão estar capacitados, qualificados em tecnologia, e que precisam ingressar no mercado de trabalho. Então, esperamos que os atores do setor produtivo sejam sensíveis a todo esse processo formativo e acolham esses jovens”.

Oportunidades e inclusão

Cerimônia reuniu servidores e estudantes do Campus Arapiraca, gestores do Ifal, autoridades públicas e representantes do setor produtivoA expectativa de empregabilidade e geração de renda como resultados do Programa Espaço 4.0 foi também manifestada pelo prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa em seu discurso. O chefe do Executivo lembrou que no município existem 35 mil famílias inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), o que corresponde, segundo ele, a 91 mil pessoas numa população de quase 235 mil habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) até o ano passado.

“É muita gente em condição de vulnerabilidade, abaixo da linha de pobreza, e não existe absolutamente nenhuma forma sustentável que não seja pelo caminho da educação, para que a gente possa diminuir essa desigualdade social”, afirmou o prefeito, ao destacar o relevante papel que o Ifal vem exercendo no município desde que o Campus Arapiraca foi implantado, em 2010.

“O caminho para encontrar soluções diferentes para os mesmos problemas que aparecem se dá através disso que estamos vivenciando, da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo. Então, o que o Ifal está fazendo em Alagoas simboliza uma visão de futuro e é por isso que estamos cada vez mais alinhados”, completou o senador Rodrigo Cunha, cuja emenda parlamentar financiou 75% dos R$ 2 milhões necessários para a instalação dos seis contêineres devidamente equipados com tecnologia de última geração.

Equipe de coordenadores do programa no Ifal receberam medalhas de reconhecimentoAo reitor Carlos Guedes coube agradecer a todos que acreditaram e trabalharam para a concretização dessa iniciativa que fortalece a missão do Ifal de transformar a vida das pessoas por meio da educação. Emocionado, o diretor-geral do Campus Arapiraca também manifestou gratidão e prestou uma homenagem especial à professora Renata Pereira, que compõe o quadro de servidores da unidade e integra a equipe de coordenação do Espaço 4.0 no âmbito do Ifal, junto com os docentes Joannes Emmanuel, Cassiano Henrique e Flávia Bartira. Na ocasião, todos receberam medalhas de reconhecimento.

Além dos gestores e autoridades públicas já citados representando as instituições parceiras, a frente de honra da última inauguração contou com a participação do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas, Rogério Paranhos; do presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Thiago ML; e do estudante do Ifal Arapiraca e monitor do Espaço 4.0, João Paulo Nunes, que encerrou o momento dos discursos com seu testemunho sobre o quanto o Ifal ampliou horizontes e o faz elevar, cada vez mais, sonhos e projetos de futuro.

João Paulo Nunes, estudante do Ifal Arapiraca e monitor do Espaço 4.0“Desde que entrei no Ifal, eu sei que meu nível acadêmico subiu, pois eu sei que essa instituição, mesmo nesses dois anos de pandemia, trabalhou todo dia, mais e mais, para poder acolher a gente e garantir esse acesso à educação pública e gratuita. Aqui eu comecei a ter acesso a artigos acadêmicos, a ler e também escrever esses textos. A gente também tem acesso a projetos de extensão, de pesquisa e, principalmente, recebe acompanhamento para participar de eventos”, relatou o jovem de 16 anos.

Como exemplo, ele citou uma viagem que fez a Recife custeada pelo Ifal para participação em uma prova e ao fato de ter conseguido mais de R$ 600,00 de isenção para competir na Olimpíada Internacional de Matemática da Tailândia. “Então, ao tomar conhecimento desse projeto no Ifal, quero destacar que significa muito para Alagoas, porque significa oportunidade para jovens que nos últimos dois anos não tiveram acesso à tecnologia e viram sua expectativa de futuro cair”, reconheceu o aluno monitor, que está no 3º ano do curso técnico em Eletroeletrônica integrado ao ensino médio.

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