Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > IF Mais Empreendedor: Campus Penedo tem projeto aprovado com fomento de R$ 21 mil

Iniciativa de desenvolvimento e aplicação de software ou planilha beneficiará seis microempreendedores e cooperativas
por Lidiane Neves publicado: 19/04/2023 12h57, última modificação: 20/04/2023 11h56
Oberlan da Silva, docente coordenador do projeto

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo foi contemplado em edital de desenvolvimento de projetos no âmbito do Programa IF Mais Empreendedor Nacional. A iniciativa consiste no desenvolvimento e aplicação de software ou planilha de acompanhamento de produção e estimativas de lucros, de forma a beneficiar seis empreendimentos na região do Baixo São Francisco.

Trata-se de uma proposta de extensão tecnológica, que será colocada em prática nos próximos sete meses, com fomento de R$ 21.050,00 para pagamento de bolsas à equipe envolvida. O grupo atuará sob a coordenação do professor Oberlan da Silva e contará com cinco estudantes, três deles de cursos técnicos de nível médio e dois de curso superior, previamente selecionados por meio de edital interno.

“Apesar de serem alunos da área de Química, todos os bolsistas apresentam expertises na área necessária ao desenvolvimento das ações previstas no projeto”, pontua o docente orientador, ao reforçar um dos objetivos do Programa IF Mais Empreendedor Nacional, que é promover o desenvolvimento de novas habilidades e competências nos estudantes da Rede Federal por meio do seu envolvimento em atividades de empreendedorismo e extensionismo tecnológico.

Setor produtivo beneficiado

Localizados em Penedo, Piaçabuçu e Coruripe (Povoado Pindorama), os empreendimentos a serem beneficiados se enquadram na categoria de microempreendedores, empreendedores individuais e produtores rurais formais com atuação em diferentes ramos: alimentício, automotivo, mercado de fertilizantes e cooperativas de agricultura familiar. “Vamos trabalhar na construção de um sistema de controle, que pode ser um aplicativo ou planilha, para subsidiar as ações de controle de produção, investimentos, lucros e/ou obrigações do público-alvo desse projeto”, explica o coordenador da equipe.

O cronograma prevê a execução do projeto entre maio e novembro. As atividades incluem visitas aos empreendimentos para o diagnóstico e conhecimento de sua natureza e aplicação dos mecanismos de gestão; a elaboração de documento com as principais demandas de cada um deles; o desenvolvimento e a aplicação da ferramenta tecnológica, com posterior apresentação dos resultados gerados para monitoramento e gestão de cada empreendimento.

“Esperamos que, ao final de todo esse processo, os empreendimentos possam ter uma visão mais geral e específica dos resultados gerados pelas ações de seus trabalhos”, conclui Oberlan, que é professor de Física, atualmente coordena a pasta de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifal Penedo e tem experiência com tecnologia em máquinas, computadores, softwares e sistemas.

Sobre o programa

O IF Mais Empreendedor teve sua edição 2023 lançada em fevereiro pelo Instituto Federal Sul de Minas, gerenciador da iniciativa em âmbito nacional. O programa apoia empreendedores na remodelagem de seus negócios trazendo melhorias ou novas possibilidades de atuação para eles, de forma a impactar no aumento da empregabilidade e geração de renda na região onde estão inseridos.

No edital lançado este ano, via Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema), o objetivo principal é fomentar projetos de apoio e orientação para micro e pequenos empreendedores, MEIs e empreendedores individuais e produtores rurais afetados pela crise financeira gerada pela pandemia de Covid-19.

Conforme lista publicada no site da Fadema, 40 instituições da Rede Federal aderiram ao IF Mais Empreendedor Nacional 2023. A partir da adesão, o Ifal teve um total de sete propostas submetidas. Dessas, três foram selecionadas com fomento, três ficaram na lista de projetos remanescentes do edital e uma foi indeferida. As outras duas iniciativas também contempladas com recursos financeiros para custeio de bolsas são dos campi Palmeira dos Índios e Batalha. A lista final encontra-se publicada no site: fadema.org.br.