Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Estrutura física do Ifal Penedo recebe cuidados especiais e ganha novidades

Estrutura física do Ifal Penedo recebe cuidados especiais e ganha novidades

Executados durante o recesso acadêmico, serviços incluem melhoria das instalações internas e externas e a troca de equipamentos, entre outros
publicado: 31/01/2023 13h40, última modificação: 31/01/2023 13h45

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

Durante o período de recesso acadêmico, enquanto estudantes, docentes e parte dos outros servidores aproveitavam as férias, o Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo recebeu cuidados especiais de manutenção predial. Na volta às aulas marcada para esta quarta-feira, 1º de fevereiro, a comunidade interna também encontrará novidades na estrutura física da unidade de ensino.

Os trabalhos foram realizados por colaboradores terceirizados, servidores técnico-administrativos do campus e equipes das empresas contratadas para serviços específicos. Confira abaixo mais detalhes sobre cada ação executada:

Esporte e lazer

Na área aberta do Ifal Penedo, os estudantes passam a contar com uma quadra de areia para atividades relacionadas à disciplina de Educação Física e a prática de esportes, como vôlei, futevôlei, futebol e beach tênis, entre outros. Outra novidade é a colocação de bancos e de dois caramanchões para sustentar plantas, tornando o ambiente mais bonito e agradável, ideal para momentos de relaxamento, leitura e lazer.

Pontos de acesso de Wi-Fi

Para ampliar os sinais de internet sem fio, o campus passa a dispor de oito pontos de acesso de Wi-Fi. Até então, eram sete e todos eles foram substituídos por equipamentos novos recebidos da reitoria do Ifal. Os aparelhos instalados proporcionam uma maior área de cobertura da rede em toda área construída da unidade de ensino.

Salas de aula e setores

Para evitar que a radiação solar atrapalhe as apresentações das aulas, as salas de todas as turmas, bem como de alguns setores administrativos que recebem luz do sol intenso, ganharam cortinas. As salas de aula com quadros brancos danificados também tiveram essas estruturas trocadas. Como ação de manutenção e limpeza, as salas e corredores do campus foram lavados e receberam pintura nova.

Monitoramento por câmera

Desde o dia 9 de janeiro, que o Ifal Penedo conta com câmeras de segurança instaladas em corredores e áreas abertas. Ao todo, foram instalados 29 equipamentos que transmitem, em tempo real, imagens para os monitores alojados na guarita e na sala do Apoio Acadêmico. A ação tem como objetivo garantir a segurança da comunidade interna, bem como do patrimônio público e também de pessoas que visitam o campus.

Inventário patrimonial

Com o campus sem a movimentação típica dos dias com atividades acadêmicas, foi possível acelerar o trabalho de levantamento dos bens materiais do Ifal Penedo. O inventário patrimonial é realizado anualmente para identificação e controle da mobília, equipamentos e outros itens pertencentes ao campus.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves