Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Espaços de circulação de pessoas no Ifal Penedo ganham câmeras de segurança

Espaços de circulação de pessoas no Ifal Penedo ganham câmeras de segurança

Monitoramento dos ambientes de uso comum visa garantir a proteção da comunidade interna, do patrimônio público e dos visitantes
publicado: 10/01/2023 16h02, última modificação: 11/01/2023 12h54

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo concluiu, neste mês, os trabalhos de instalação de câmeras de segurança nas dependências da unidade. Desde a última segunda-feira, 9, que os equipamentos instalados em corredores e áreas abertas transmitem, em tempo real, imagens para os dois monitores alojados na guarita e na sala onde funciona o Apoio Acadêmico.

A ação tem como objetivo garantir a segurança, principalmente, da comunidade interna, bem como do patrimônio público e também de pessoas externas que venham a utilizar os espaços do campus. Com o valor de investimento em torno dos R$ 35 mil, as câmeras começaram a ser instaladas no início de dezembro. O serviço demandou, além do trabalho da empresa contratada, a colaboração do setor de Tecnologia da Informação (TI) do Ifal Penedo.

Ao todo, são 29 câmeras de segurança espalhadas no campus, em espaços de uso coletivo. De acordo com o diretor-geral Felipe Thiago Souza, embora a necessidade seja maior, não foi possível instalar mais desses equipamentos, devido a limitações orçamentárias. “No entanto, há a expectativa de aumentar esse quantitativo em 2023, contemplando melhor a área externa e espaços internos de uso comum, a exemplo da biblioteca e do refeitório”, disse, reforçando que estão excluídos dessa previsão as salas de aula e os setores administrativos.

As imagens captadas pelas câmeras, além de administradas pela equipe de portaria e vigilância na guarita e pela Coordenação de Apoio Acadêmico, ficarão armazenadas em uma central. “Trata-se de uma iniciativa importante, tanto para a proteção dos bens materiais que compõem a instituição, quanto para a segurança de quem estuda, trabalha ou visita nosso campus. É importante também porque teremos como melhor gerenciar a presença dos estudantes dentro da unidade de ensino, quando estiverem fora da sala de aula”, finalizou o diretor-geral.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves