Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Construção do ginásio poliesportivo do Ifal Penedo entra na fase final de obras

Construção do ginásio poliesportivo do Ifal Penedo entra na fase final de obras

Previsão é de que o novo espaço fique pronto até setembro, somando-se às entregas em outros três campi do Ifal
por Lidiane Neves publicado: 23/07/2024 19h09, última modificação: 24/07/2024 10h55

O Campus Penedo é uma das quatro unidades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) contempladas com a construção de ginásios poliesportivos. Neste mês de julho, a obra entrou em fase final e a previsão é de que o novo espaço fique pronto até setembro. Com investimentos da ordem de quase 1,7 milhão, a construção atende a um antigo anseio da comunidade do Ifal Penedo e a expectativa é de que sua entrega otimize a experiência esportiva e de lazer do corpo discente.

Atualmente, cerca de 15 trabalhadores da empresa responsável pela execução da obra empenham-se para finalizar a parte de pintura geral e revestimento, com a colocação de cobogós, pastilhas nas paredes e piso cerâmico nos vestiários. “Também já estamos trabalhando na pista de atletismo projetada para contornar o ginásio”, informou o encarregado de obras, Edivânio dos Santos.

Segundo ele, de área construída, o ginásio tem 1.196 m². A metragem inclui a quadra a ser equipada para a prática de futsal, handebol, vôlei e basquete, as arquibancadas, uma sala para depósito de materiais esportivos, dois vestiários com acessibilidade e calçada.

O engenheiro civil do Ifal, Marcos Prado, explicou que o projeto licitado para os quatro campi da instituição, no ano passado, é padrão e tem como base o modelo de quadras poliesportivas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Para a unidade de Penedo, no entanto, conseguimos melhorar o projeto atendendo demandas específicas do campus. Essa adaptação também foi possível por causa das condições físicas da área reservada à construção”, destacou o servidor, em visita à obra neste mês.

As melhorias citadas pelo engenheiro estão relacionadas ao entorno do ginásio. “Penedo contará com pista de atletismo, área para exercícios físicos, praça de convivência com bancos e mesas e sistema de iluminação externa”, detalhou Marcos que, como fiscal de contrato, vem acompanhando desde o início todas as etapas das obras nas quatro unidades do Ifal.

Do total investido no ginásio do Campus Penedo, quase R$ 1,4 milhão é referente ao custeio do projeto inicial e cerca de R$ 300 mil corresponde ao aditivo que viabilizou a urbanização externa, com praça, área para exercícios físicos e pista de atletismo. De acordo com informações da Diretoria de Orçamento e Finanças do Ifal, assim como nos demais campi, parte desses recursos tem como fonte verbas de emenda parlamentar do deputado federal Paulão (PT/AL).

“Essa estrutura é um sonho de longa data de toda a comunidade acadêmica, porque a prática esportiva, sem dúvida nenhuma, é um modo de inclusão e também de permanência dos nossos estudantes”, ressaltou o diretor-geral do Ifal Penedo, Felipe Thiago Souza. “E é uma realização que finalmente se tornou possível pela articulação entre o reitor Carlos Guedes, diretores dos campi que não tinham ginásio em suas sedes próprias e o deputado Paulão”, completou.

Docente lotado em Penedo desde que o campus iniciou suas atividades, há quase 14 anos, Felipe Thiago considera que, ao contar com o novo equipamento, a instituição dará um grande passo para a valorização do esporte na formação integral dos alunos. “Além disso, o ginásio vai ser muito útil para propor ações com a comunidade externa, ampliando nossa integração com a população local e, consequentemente, dando uma visibilidade maior para o nosso campus”, concluiu o diretor-geral.

Os outros três campi contemplados com a construção de ginásios poliesportivos são Piranhas e Viçosa, que já tiveram esses espaços inaugurados, respectivamente, em abril e julho deste ano, e Marechal Deodoro, cuja entrega está prevista para o próximo mês de agosto.