Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal discute início da construção das quadras poliesportivas dos campi Marechal, Penedo, Piranhas e Viçosa

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 12/06/2023 17h00, última modificação: 12/06/2023 17h35

As comunidades acadêmicas de quatro campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estão contando os dias para o início das obras de suas respectivas quadras poliesportivas. O processo licitatório foi concluído e a empresa vencedora já está providenciando a documentação necessária para que seja assinado o contrato de execução das obras, que correspondem a um investimento superior aos R$ 5,67 milhões. Os recursos já estão disponíveis para o Ifal e foram adquiridos por meio de verbas de emenda parlamentar do deputado federal Paulão do PT.

Gestores do Ifal participam de reunião com representantes da empresa vencedora da licitaçãoNa última terça-feira, 6 de junho, foi realizada uma reunião entre representantes do Ifal e da empresa DTL Construtora, que será responsável pela construção das quadra poliesportivas nos campi Marechal Deodoro, Penedo, Piranhas e Viçosa. Na ocasião, participaram do encontro o reitor, Carlos Guedes, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Edja Laurindo de Lima, os diretores-gerais de 3 dos 4 campi beneficiados - Eder Souza (Marechal), Valdomiro Odilon Pereira (Viçosa), Felipe Thiago de Souza (Penedo) -, representantes do Campus Piranhas, o procurador Gustavo França, além de técnicos das equipes de licitação e desenvolvimento institucional do Ifal.

A previsão é de que as obras iniciem entre julho e agosto deste ano e durem cerca de 7 meses em cada campus, a depender das condições climáticas, da capacidade de execução das obras por parte da empresa responsável e do acompanhamento e monitoramento realizado pela equipe técnica do Ifal.

Reitor do Ifal, professor Carlos GuedesO reitor do Ifal destacou que a construção das quatro quadras poliesportivas nos campi do Ifal é resultado de um trabalho intenso desenvolvido por equipes das pró-reitorias e de diversos setores sistêmicos, que passa pela construção e adaptação de projetos, captação dos recursos num cenário de grande escassez de verbas, realização da licitação e contratação da empresa executora.

“A construção dessas quadras é algo bastante importante para todos nós, pois vai garantir a nossos estudantes o direito a praticarem esportes, atividades lúdicas, recreativas, acadêmicas, entre tantas outras atividades que podem ser desenvolvidas nesses espaços”, enfatizou o reitor Carlos Guedes. O gestor máximo do Ifal ressaltou que os projetos das quadras poliesportivas se baseiam no modelo de quadras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), implantadas em todo o Brasil.

A fim de adaptar os projetos às necessidades e especificidades do Ifal, a equipe técnica do Instituto realizou mudanças e melhorias que vão assegurar a entrega de equipamentos de excelente qualidade. “Não tenho dúvidas de que entregaremos aos estudantes do Ifal algumas das melhores quadras poliesportivas do país que foram construídas com base no modelo do FNDE”, pontuou o reitor.

Modelo da quadra do FNDE foi adaptado e aperfeiçoado para atender às demandas do Ifal

Presente ao encontro, o diretor-geral do Campus Viçosa, professor Valdomiro Odilon, disse que a construção da quadra esportiva será um marco importante na história da unidade. “É um grande sonho que vai se realizando: entregar a quadra a essa juventude que tanto precisa. Estou confiante de que a obra irá avançar e que, no tempo certo, nossos estudantes serão beneficiados com as quadras poliesportivas nos nossos campi”, comentou.

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Edja Laurindo, afirmou que a evolução das construções dependerá do planejamento da execução das obras, levando em conta aspectos relacionados aos custos do empreendimento, capacidade produtiva da empresa, condições climáticas e os desafios específicos da realidade de cada campus (projeto, condições do terreno, climáticas, entre outros fatores). Ela solicitou da DTL Construtora a elaboração do planejamento de execução das obras, a fim de assegurar que as quadras sejam construídas nas condições exigidas e dentro dos prazos estabelecidos nos respectivos projetos.

Ao fim da reunião, os representantes da DTL Construtora, Domingos Lustosa e Giliardis Lustosa, ficaram de apresentar uma proposta para o início das obras nos campi do Ifal. A expectativa é de que as construções comecem, num primeiro momento, em dois campi e sejam iniciadas nos outros dois com o intervalo de algumas semanas.

A quadra do Campus Marechal Deodoro representará um investimento total aproximado de R$ 1,6 milhões. A de Penedo, R$ 1,4 milhões. Já a do Campus Piranhas, o montante para a construção do equipamento ficará em torno dos R$ R$ 1,47 milhões. Em Viçosa, obra está orçada em R$ 1,2 milhões.