Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Campus Penedo lança edital para selecionar 21 novos monitores bolsistas de ensino

Inscrições começam nesta sexta-feira, 15, e se estendem até o dia 27 de março; valor da bolsa mensal é de R$ 700,00
publicado: 14/03/2024 15h28, última modificação: 19/03/2024 17h23

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo torna público o edital para selecionar estudantes que atuem como monitores de ensino de 12 diferentes disciplinas (CLIQUE AQUI). A oferta total é de 21 vagas distribuídas nos turnos matutino e vespertino. O prazo de inscrições já começa nesta sexta-feira, 15, e vai até o dia 27 de março, na recepção do Ifal Penedo, nos horários das 9h às 12h, das 13h às 17h e das 19h às 20h.

A monitoria será remunerada e a duração de pagamento da bolsa dependerá do nível acadêmico das disciplinas. Os aprovados para os componentes curriculares dos cursos integrados ficarão na monitoria por um período de nove meses. Já os selecionados para as disciplinas do curso superior receberão a bolsa por cinco meses.

O valor a ser pago mensalmente é de R$ 700,00 para uma carga horária semanal de 15 horas. No entanto, conforme o edital de seleção e o calendário acadêmico, em abril e nos meses de recesso escolar, o valor da bolsa será de R$ 350,00, porque serão contados apenas os 15 dias trabalhados. Vale ressaltar que o pagamento está condicionado à previsão orçamentária do campus.

Requisitos para participar da seleção

O primeiro requisito para se inscrever é estar matriculado a partir do 2º ano dos cursos técnicos em Meio ambiente ou Química integrado ao ensino médio, ou no curso técnico em Química subsequente, ou ainda no curso de bacharelado em Química Industrial. Porém, somente poderá concorrer às vagas quem já concluiu as disciplinas ofertadas no edital e se adequa às condições gerais e aos pré-requisitos descritos nos itens 1 e 4 do edital.

A inscrição será feita mediante o preenchimento e a entrega, dentro do prazo informado, da ficha disponível impressa na recepção do Campus Penedo e em arquivo PDF no edital (anexo I). Também é necessário apresentar a cópia do RG e CPF, histórico escolar relativo ao ano letivo até 2023 (em que conste a respectiva média geral do curso e média final obtida na disciplina a que o candidato concorre) e comprovante de matrícula emitido pela Coordenação de Registro Acadêmico (CRA).

Seleção dos candidatos

A seleção será feita em duas etapas: a prova escrita de caráter eliminatório, que poderá ter a parte prática, a depender da disciplina; e a entrevista, de caráter classificatório. A primeira acontecerá nos dias 2 e 3 de abril, das 9h30 às 11h30. A data exata e o local de aplicação da prova da etapa 1 devem ser conferidos no cronograma (item 8 do edital).

Os candidatos deverão responder a no máximo 10 questões, em até duas horas, sem consulta. Para seguir para a próxima fase da seleção, é necessário obter no mínimo oito pontos. Os conteúdos a serem cobrados na prova escrita devem ser conferidos nas quatro últimas páginas do edital.

O início da monitoria está previsto para o dia 16 de abril. A duração das atividades será de nove meses, mas há a possibilidade de prorrogação por mais um mês, de acordo com o calendário acadêmico vigente. Ao término da monitoria de ensino, serão emitidos certificados e as horas poderão ser computadas como atividades complementares ou como prática profissional, após avaliação da coordenação ou do colegiado de curso.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves