Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Lançado edital 2024 para selecionar estudantes monitores de laboratórios do Ifal Penedo

Inscrições estarão abertas de 11 a 22 de março; a oferta é de três vagas, uma em cada turno de funcionamento do campus
publicado: 08/03/2024 12h20, última modificação: 19/03/2024 17h22

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo lançou edital para selecionar estudantes que atuem como monitores de laboratório da área técnica (CLIQUE AQUI). A oferta é de três vagas, uma em cada turno de funcionamento da unidade de ensino (manhã, tarde e noite). O prazo de inscrições já começa na segunda-feira, 11, e vai até o dia 22 de março, exclusivamente, de forma presencial na recepção do Ifal Penedo, durante os horários das 9h às 12h, das 13h às 17h e das 19h às 20h.

Os selecionados atuarão por um período de nove meses, nos laboratórios de Química Analítica e Instrumental, Química Orgânica, Química Geral e Microbiologia. O valor da bolsa mensal a ser paga aos selecionados é R$ 700,00 para uma carga horária semanal de 15 horas. No entanto, o pagamento está condicionado à previsão orçamentária do campus. Ou seja, não está garantido que o aluno bolsista receberá o valor durante todo o período de vigência da monitoria.

O primeiro requisito para se inscrever é estar matriculado a partir do 2º ano ou período do curso técnico em Química (integrado ou subsequente), ou no 3º ano do curso técnico em Meio Ambiente, ou no 3º e 5º período do bacharelado em Química Industrial. Porém, somente poderá concorrer às vagas quem já concluiu as disciplinas que envolvem práticas de laboratório (TBLA, EXBL, EXPL e QUI 004) e se adequa às condições gerais e aos pré-requisitos descritos nos itens 1 e 4 do edital.

A inscrição será feita mediante o preenchimento e a entrega, dentro do prazo informado, da ficha disponível impressa na recepção do Campus Penedo e em arquivo PDF no edital (anexo I). Também é necessário apresentar a cópia do RG e CPF, histórico escolar relativo ao ano letivo até 2023 (em que conste a respectiva média geral do curso e média final obtida em uma das disciplinas dispostas no item 1.8 do edital) e comprovante de matrícula emitido pela Coordenação de Registro Acadêmico (CRA).

Seleção dos candidatos

A seleção será feita em duas etapas: prova escrita de caráter eliminatório e entrevista de caráter classificatório. A prova escrita está marcada para o dia 28 de março, das 9h às 11h, na sala do Programa de Monitoria de Ensino. Os candidatos deverão responder a no máximo 10 questões, em até duas horas, sem consulta.

Conforme o edital, será permitido o uso de calculadoras durante a prova, exceto celulares e outras formas de eletrônicos. Para seguir para a próxima fase da seleção, é necessário obter no mínimo oito pontos. Os conteúdos a serem cobrados na prova escrita devem ser conferidos na última página do edital.

O início da monitoria está previsto para o dia 11 de abril. A duração das atividades será de nove meses, mas há a possibilidade de prorrogação por mais um mês, de acordo com o calendário acadêmico vigente. Ao término da monitoria de ensino, serão emitidos certificados e as horas poderão ser computadas como atividades complementares ou como prática profissional, após avaliação da coordenação ou do colegiado de curso.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves