Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Biblioteca atualiza lista de aquisições de livros com mais 48 novos títulos

Biblioteca atualiza lista de aquisições de livros com mais 48 novos títulos

Novidades no acervo bibliográfico do Ifal Penedo atendem as sugestões feitas por estudantes e servidores
por Lidiane Neves publicado: 26/04/2023 17h34, última modificação: 26/04/2023 18h56

Mais 48 novos títulos passam a integrar o acervo da biblioteca do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo (CLIQUE AQUI). O número se soma à lista de outros 103 títulos já divulgada no início deste ano como resultado das aquisições feitas pela unidade de ensino com recursos orçamentários de 2022. Todos os novos livros já foram catalogados e estão disponíveis para leitura na biblioteca ou empréstimo domiciliar.

Na primeira etapa das aquisições, a prioridade foi a compra de livros acadêmicos, em especial, para contemplar as demandas do curso superior em Química Industrial. Já na nova lista, o objetivo foi atender as sugestões bibliográficas enviadas, no final do ano passado, por alunos e servidores do quadro docente e técnico-administrativo do Ifal Penedo.

Conforme destaca a bibliotecária Luzia Oliveira, essa consulta à comunidade interna acontece anualmente. A biblioteca disponibiliza um formulário on-line para a coleta dessas sugestões, geralmente, entre os meses de novembro e dezembro. “Essas indicações passam, então, por uma avaliação do setor e, a depender da disponibilidade orçamentária, os livros são adquiridos”, explica a servidora.

Empréstimos de livros

A biblioteca é aberta à comunidade interna e externa ao Campus Penedo. No entanto, os empréstimos domiciliares são permitidos apenas a estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais ou a distância do Ifal, bem como às pessoas que trabalham na instituição, seja do quadro efetivo, temporário ou terceirizado. Para quem não faz parte de um desses públicos, o acesso ao acervo somente é permitido no local, dentro do horário de funcionamento da biblioteca (segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h).

Com as recentes aquisições, atualmente, o acervo bibliográfico do Ifal Penedo soma 2.016 títulos e 4.321 exemplares. Além de livros, a biblioteca disponibiliza outros tipos de material, tais como periódicos, trabalhos de conclusão de curso, CDs, DVDs e revistas em braile. Pode-se levar para casa até dois itens por um prazo máximo de 14 dias, com possibilidade de renovação por igual período, desde que não haja pessoas interessadas no material. A exceção é para docentes, que podem solicitar o empréstimo de até cinco itens de só uma vez.

Em caso de dúvidas sobre o acesso aos serviços do setor, o telefone e o e-mail para contato são (82) 2126-6408 e biblioteca.penedo@ifal.edu.br.